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Catalogação do acervo artístico da Catedral Metropolitana de Campinas : pinturas, esculturas, talha e detalhes arquitetônicos de 1840 a 1923

Texto completo
Autor(es):
Paula Elizabeth de Maria Barrantes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Josianne Francia Cerasoli; Alexander Miyoshi
Orientador: Jorge Sidney Coli Junior
Resumo

A Catedral de Campinas é um templo com múltiplos usos e em seu espaço abriga o Museu Arquidiocesano de Campinas e o Museu da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Tanto a Catedral como ambos os museus apresentam vários problemas relacionados à identificação de seu acervo, sendo a grande maioria das obras com procedência desconhecida. O objetivo desta pesquisa foi o de catalogar o acervo da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição de Campinas, de 1840 à 1923, abrangendo imagens sacras, pinturas, detalhes arquitetônicos e a obra de talha. Foi possível rastrear e catalogar todo o acervo através de documentos primários e comparações iconográficas. Percebeu-se que, quanto à catalogação de imagens, a correta amplitude da pesquisa deveria partir de 1774 à 1923, uma vez que enquanto a Matriz Nova era construída, formava-se o acervo de imagens na Matriz Velha, mas com a consciência exata de que o acervo seria passado à nova matriz após sua inauguração. Foi possível também descobrir a autoria e o histórico das pinturas originais presentes na inauguração do templo em 1883, bem como descobrir o histórico e a autoria dos evangelistas e apóstolos da fachada, informações inéditas até o momento. Foram desvendadas a origem das estátuas externas do templo e a pesquisa em fontes primárias inéditas possibilitou encontrar equívocos na descrição do atual catálogo do acervo. A pesquisa da obra de talha, encontrou informações que fazem possível hoje, atribuir à quatro entalhadores o conjunto total da talha: Vitoriano dos Anjos, Bernardino de Sena, Raffaelo de Rosa e Marino Del Favero, os dois últimos italianos. Também foi possível atribuir obras a cada um, cuja autoria, até o momento, era desconhecida. Em sua abrangência, a pesquisa possibilitou desvendar o histórico das fachadas do templo e elucidar diversos acontecimentos como os acidentes durante o período de construção, os arquitetos participantes bem como suas contribuições ao templo, sistemas construtivos e materiais utilizados. Dentro ainda da arquitetura, também descobriu-se todos os elementos modificados e construídos na reforma de 1923. Além do catálogo das obras e da arquitetura, como complemento, foi criado um dicionário de todos os artistas que participaram do acervo, com informações biográficas. Esta catalogação deve servir então à duas propostas, como fonte de pesquisa acadêmica e como utilidade prática no uso diário do acervo. Como conclusão, percebe-se que a história da construção do templo e do acervo é muito mais rica, cheia de detalhes e acontecimentos do que até então se conhecia, fazendo desta pesquisa uma referencia para futuros trabalhos relacionados ao seu acervo e sua história (AU)

Processo FAPESP: 11/13432-0 - Catalogação do Acervo Artístico da Catedral Metropolitana de Campinas: Pinturas, Esculturas, Talha e Detalhes Arquitetônicos de 1840 a 1923.
Beneficiário:Paula Elizabeth de Maria Barrantes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado