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Formar professores-pesquisadores numa escola de bacharéis: a cultura do Pibid de Geografia da Unicamp

Texto completo
Autor(es):
Anniele Sarah Ferreira de Freitas
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Data de defesa:
Membros da banca:
Rafael Straforini; Eliana Ayoub; Liz Cristiane Dias
Orientador: Rafael Straforini
Resumo

O Pibid, há seis anos, tem sido a principal política pública educacional de incentivo de formação inicial do governo federal, com o intuito de melhorar a formação de professores da educação básica. Atualmente, o programa está presente nos cursos de licenciatura das Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do país, que através de subprojetos disciplinares ou interdisciplinares, constroem dialogicamente, um espaçotempo que possibilita tornar a práxis docente como princípio da iniciação à docência. A presente dissertação de mestrado tem como objetivos compreender como se constrói a identidade docente dos licenciandos bolsistas de iniciação à docência do Geopibid da Unicamp, a partir das ações direcionadas à formação do professor-pesquisador; e analisar o Pibid como parte da política educacional de formação docente no atual contexto brasileiro. A escolha do subprojeto investigado se deve a presença das suas ações presentes no planejamento das atividades executadas pelo grupo, que priorizam a constituição de uma identidade docente, baseada na perspectiva teórico-metodológica do professor-pesquisador. Mediante a escolha do estudo de caso do tipo etnográfico (André, 2008), os procedimentos metodológicos seguiram por observação participante, entrevistas individuais e entrevistas indiretas autobiográficas com os bolsistas de iniciação à docência do subprojeto, análise de documentos oficias da Capes. A demanda do objeto de pesquisa impulsionou a compreensão do programa em sua dimensão territorial e política. A partir de dados fornecidos pela Capes, foi produzido o mapeamento dos projetos institucionais do Pibid presentes nas instituições de ensino superior, o que possibilitou entender esta política nas suas diferentes escalas, além de compreender programa na formação inicial e continuada de professores no contexto do espraiamento das licenciaturas no território nacional frente às políticas públicas educacionais para o ensino superior. A pesquisa conclui que a identidade do professor-pesquisador não é fixa na vida cotidiana dos bolsistas e ex-bolsistas do subprojeto, no entanto seu processo de construção é uma cultura significativa no curso de licenciatura em Geografia da Unicamp em disputa pelo sentido de hegemonia na formação de professores presente na escola de bacharéis (AU)

Processo FAPESP: 14/02221-7 - Percursos formativos: o papel do PIBID no processo de formação do professor pesquisador de geografia
Beneficiário:Anniele Sarah Ferreira de Freitas
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado