Busca avançada
Ano de início
Entree


Ensinar geografia nas series iniciais: o desafio da totalidade mundo

Texto completo
Autor(es):
Rafael Straforini
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Data de defesa:
Membros da banca:
Archimedes Perez Filho; Helena C Callai; Mauricio Compiani
Orientador: Archimedes Perez Filho
Resumo

Este trabalho teve por objetivo discutir o ensino de Geografia para as primeiras séries do Ensino Fundamental (l_ a 4_ séries) no que se refere ao entendimento do espaço geográfico enquanto totalidade-mundo, uma vez que no atual período de globalização as escalas não se apresentam dispostas linear e independentemente, ou seja, a casa, a rua, o quarteirão, o bairro, a cidade, o estado, o país, o continente e por fim o mundo. Foram aplicadas várias atividades de ensino apoiadas na metodologia da pesquisa-ação e fundamentadas nas teorias da educação (sócio - interacionismo) e geográfica (Geografia Crítica). Nas séries iniciais o ponto de partida deve ser sempre o imediato concreto ou o lugar, mas esse entendido como o ponto de encontro de lógicas locais e globais, longínquas e próximas. A partir das atividades de ensino as crianças puderam compreender que o lugar que moram ultrapassa suas explicações egocêntricas, estabelecendo, assim, relações com outras escalas e tempos (AU)

Processo FAPESP: 98/16338-9 - Em busca de uma geografia global nas primeiras séries do ensino fundamental
Beneficiário:Rafael Straforini
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado