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Divulgação Científica em Assessorias de Comunicação: o caso da Fapesp

Texto completo
Autor(es):
Leila Cristina Bonfietti Lima
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria das Graças Conde Caldas; Vera Regina Toledo Camargo; Fabíola Imaculada de Oliveira
Orientador: Maria das Graças Conde Caldas
Resumo

As instituições de pesquisa e agências de fomento estão cada vez mais conscientes sobre a importância da divulgação da produção científica brasileira para a formação de uma cultura científica no país. A formação de jornalistas especializados na cobertura de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) e a profissionalização das assessorias de comunicação têm sido fundamentais para a ampliação e a melhoria da qualidade da divulgação científica nos meios de comunicação. Este é o caso do setor de comunicação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), criado em 1995, e que desde então vem aprimorando suas atividades de divulgação e influenciando outras agências de fomento do país, pautadas pela sua experiência. Examinar o trabalho de comunicação integrada da Fapesp, cuja atuação tem contribuído na consolidação da imagem da Fundação é o objetivo principal deste trabalho. Trata-se de um Estudo de Caso, que utiliza a técnica da Análise de Conteúdo, com apoio da pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semi-estruturadas. A pesquisa é de natureza qualitativa, combinada com o método quantitativo para ilustrar algumas das informações. Os resultados da pesquisa indicam que a divulgação científica realizada pelo setor de comunicação da Fapesp está em processo contínuo de aperfeiçoamento e tem sido fundamental para a consolidação da imagem institucional. Os diferentes veículos e abordagens (revista Pesquisa Fapesp, Agencia Fapesp, Portal, entre outros) têm se tornado referência na área e contribuído para a divulgação das pesquisas financiadas pela instituição na mídia em geral e para a formação de uma cultura científica (AU)

Processo FAPESP: 09/04245-2 - Divulgação Científica em Assessorias de Comunicação: o caso da Fapesp
Beneficiário:Leila Cristina Bonfietti Lima
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado