Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação da resistencia a microtração de sistemas adesivos, utilizando-se, como pre-tratamento, concentrações e tempos de aplicação de hipoclorito de sodio

Texto completo
Autor(es):
Vanessa Gallego Arias Pecorari
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Piracicaba, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Data de defesa:
Membros da banca:
Luiz Andre Freire Pimenta; Saulo Geraldeli; Giselle Maria Marchi
Orientador: Luiz Andre Freire Pimenta
Resumo

o objetivo deste estudo "in vitro" foi avaliar a resistência da união de sistemas adesivos à denitna, quando submetida ao pré-tratamento com hipoclorito de sódio (NaOCI) em três concentrações (1 %, 5% e 10%) e tempos de aplicação (15, 30 e 60s). Foram selecionados 300 dentes bovinos, armazenados em solução salina 0,9%, com timol. O desgaste do esmalte vestibular e o polimento da dentina superficial exposta foram realizados em máquina Politriz (Maxigrind, 5010test), empregando-se lixas de óxido de alumínio (AI203) de granulações de número 180, 400 e 600. A seguir, as amostras foram distribuídas, aleatoriamente, em 20 grupos, sendo utilizados os sistemas adesivos: Glumo Comfort Bond (Heraeus-Kulzer) no G 1 ao G 1 O e Bond One (Pentron) no Gll 00 G20. Cada sistema adesivo apresentou 10 grupos (n= 15), sendo o G 1 e o G 11 considerados como controles, seguindo as recomendações dos respectivos fabricantes. Os corpos-de-prova foram condicionados com ácido fosfórico a 37% e uma solução (solo) de NaOCI a 1 % foi aplicada nos grupos G2, G3, G4, G 12, G 13 e G 14 durante 15, 30 e 60s, respectivamente. Nos grupos G5, G6, G 7, G 15, G 16 e G 1 7 foi aplicada sol. de NaOClo 5%, durante 15,30 e 60s, respectivamente e nos grupos G8, G9, G10, G 18, G 19 e G20 foi aplicada sol. de NaOCI a 10% durante 15, 30 e 60s, respectivamente. Os corpos-de-prova foram "restaurados" com resina composta Filtek Z-250 (3M Dental Products), através da confecção de um bloco de compósito. A resina foi inserida em 3 incrementos, sendo fotoativada por 40 segundos a cada incremento. Cortes seriados foram realizados em cada dente, obtendo-se fatias com espessura de 0,7- 1 mm, em cortadeira metalográfica ISOMET 1000 (Buehler). Entalhes na interface de união destas fatias foram realizados, obtendo-se uma constrição com formato de ampulheta, com área de união de 0,7-1 mm2. O teste de microtração foi realizado em máquina de ensaio Universal (EMIC Dl 500), com velocidade de 0,5mm/min. Os resultados foram analisados por meio da Análise de Variância (ANOVA), em esquema fatorial 2 X 3 X 3, com dois tratamentos adicionais. A análise estatística demonstrou que não houve diferença entre os diferentes sistemas adesivos e as diferentes concentrações de NaOCI. Entretanto, os resultados demonstraram que houve diferença estatisticamente significativa para a variável tempo de aplicação (p=0,000l6). Os resultados mostraram que a medida que o tempo de aplicação da solução de NaOCI aumentou, os valores decresceram linearmente. Concluiu-se que a utilização de diferentes concentrações de NaOCI não melhorou os valores de resistência da união; entretanto, o aumento do tempo de aplicação de NaOCI interferiu negativamente nos valores da resistência da união (AU)

Processo FAPESP: 01/00411-3 - Avaliacao da resistencia de uniao de dois sistemas adesivos utilizando-se como pre-tratamento diferentes concentracoes e tempos de aplicacao de hipoclorito de sodio.
Beneficiário:Vanessa Gallego Arias Pecorari
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado