Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeito da finasterida e da doxazosina sobre a próstata de rato: análise ultra-estrutural e da expressão dos colágenos tipo I e III e do TGF-b 1

Texto completo
Autor(es):
Flavia Karina Delella
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Paulo Pinto Joazeiro; Fernanda Cristina Alcântara dos Santos; Raquel Fantin Domeniconi; Wagner José Fávaro
Orientador: Sérgio Luis Felisbino
Resumo

A finasterida e a doxazosina são drogas usadas no tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB) e, mais recentemente, estão sendo também usadas na quimioprevenção do câncer de próstata (CaP), principalmente devido aos seus efeitos na indução de apoptose das células epiteliais prostáticas. Entretanto, pouca atenção tem sido dispensada aos efeitos destes fármacos sobre o estroma glandular. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da finasterida e da doxazosina no arranjo estromal e em componentes específicos, como o colágeno do tipo I, colágeno do tipo III e o TGF-Beta 1. Para isso, foram empregadas técnicas morfológicas, bioquímicas e moleculares. O tratamento com finasterida promoveu apoptose epitelial, alterações na membrana basal epitelial e na membrana basal das células musculares lisas, além da diminuição na expressão dos colágenos I e III. O bloqueio ?-adrenérgico com doxazosina aumentou a quantidade de fibras do sistema elástico, promoveu apoptose nas células epiteliais, além de alterar a expressão dos colágenos I e III. Os dois fármacos influenciaram o aumento da expressão do TGF-Beta 1, que parece estar mais relacionado com o evento da apoptose no tratamento com a finasterida e com as alterações das fibras colágenas e a ativação de fibroblastos no tratamento com a doxazosina. Conclui-se que as alterações estromais pós tratamento com finasterida e doxazosina podem contribuir para a regressão prostática esperada no tratamento da HPB e na ruptura de eventos parácrinos responsáveis pela evolução tumoral no CaP (AU)

Processo FAPESP: 06/60114-6 - Efeito da finasterida e da doxazosina sobre os diferentes lobos da prostata de rato: analise ultraestrutural e da expressao dos colagenos tipo i e iii e do tgf-beta 1.
Beneficiário:Flávia Karina Delella
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado