Busca avançada
Ano de início
Entree


Sistemática e Biogeografia de Besouros Curculionídeos (Curculionoidea; Coleoptera) associados a figueiras (Ficus; Moraceae).

Texto completo
Autor(es):
Luciano Palmieri Rocha
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Ribeirão Preto.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Data de defesa:
Membros da banca:
Rodrigo Augusto Santinelo Pereira; Eduardo Andrade Botelho de Almeida; Dalton de Souza Amorim; Mariela Cordeiro de Castro; Astrid Cruaud
Orientador: Rodrigo Augusto Santinelo Pereira
Resumo

Um dos mais notáveis exemplos de radiação adaptativa de insetos em classes de plantas é o sistema figueiras - vespas de figo. Embora essa interação tenha sido frequentemente usada como modelo nos estudos de mutualismo e coevolução, outros grupos de insetos relacionados às figueiras têm sido negligenciados. Besouros curculionídeos (Coleoptera: Curculionidae) associados a figueiras representam um desses grupos pouco estudados. Apesar dos relatos escassos na literatura, existem fortes evidências do alto grau de especialização destes besouros às suas plantas hospedeiras. O objetivo geral desta tese foi entender como se deu a diversificação dos curculionídeos sobre as figueiras. Trabalhos anteriores nunca utilizaram uma abordagem filogenética para estudar a sistemática e biogeografia dos curculionídeos de figo e, por isso, este estudo analisa o tempo de diversificação das linhagenes destes besouros para reconstruir sua biogeografia histórica. De modo a obter informações das espécies estudadas, foram coletadas 325 amostras de frutos de cerca de 12% do total de espécies de figueiras das regiões Neotropical, Afrotropical e Oriental. Sete coleções entomológicas (AMNH, BMNH, INBIO, MNHN, MZUSP, NMNH, SAMC) foram vistadas em busca de espécimes de curculionídeos coletados em figo. Pelo menos 80 espécies de cinco gêneros (Cetatopus, Omophorus, Carponinus, Curculio e Indocurculio) foram encontradas. A radiação dos curculionídeos de figo ocorreu independentemente pelo menos três vezes ao longo da história dos Curculionidae. O período de diversificação das linhagenes de curculionídeos de figo é fortemente congruente com o período de diversificação das linhagenes de figueiras durante o fim do Cretáceo/Paleoceno. Acredita-se que fatores como a forte variação no nível dos oceanos e o clima mais quente no passado tiveram grande influência na evolução das espécies. Espera-se que os resultados deste trabalho encorajem estudos futuros sobre a biologia e ecologia dos curculionídeos associados às figueiras e auxilie no entendimento do papel que os curculionídeos possam ter desempenhado na evolução do sistema Ficus - vespas de figo. (AU)

Processo FAPESP: 12/23543-7 - Biogeografia de besouros da família Curculionidae (Curculionoidea: Phytophaga: Coleoptera) associados a Ficus (Moraceae)
Beneficiário:Luciano Palmieri Rocha
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado