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Material didático para capacitação de fonoaudiólogos no tratamento das alterações de fala na disfunção velofaríngea

Texto completo
Autor(es):
Ana Caroline Zentil Polzin
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Bauru.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Luciana Paula Maximino; Eliana Maria Gradim Fabron; Maria Ines Pegoraro Krook; Rosana Prado de Oliveira
Orientador: Luciana Paula Maximino
Resumo

Objetivo: Desenvolver um material didático abordando etapas e estratégias fonoterapêuticas para tratamento das alterações de fala decorrentes da disfunção velofaríngea, especificamente para tratamento de distúrbios de fala causados pelo erro de funcionamento velofaríngeo na velofaringe hipodinâmica. Metodologia: O material foi elaborado em formato de mídia eletrônica incluindo vídeos demonstrativos, imagens e texto narrado contemplando 5 módulos específicos. O material produzido foi avaliado por 5 fonoaudiólogos, quanto ao conteúdo e usabilidade por meio do questionário EMORY adaptado. Estes mesmos avaliadores também responderam a um segundo questionário elaborado pela autora sobre o conteúdo abordado. Posteriormente, foi realizado um treinamento da aprendizagem e usabilidade do material com graduandos de fonoaudiologia, por meio da aplicação de um questionário antes e após o acesso. Resultados: Em geral o material foi julgado como excelente ou satisfatório pelas avaliadoras nos vários aspectos analisados. Com relação às respostas obtidas sobre a confiabilidade e atualização das informações disponibilizadas, 80% das participantes consideraram o material excelente e 20% consideraram satisfatório. Quanto à ortografia e gramática 40% consideraram o material excelente e 60% satisfatório. Os alunos acertaram uma média de 73,7% das questões antes do acesso ao material aumentando esta porcentagem para 96,8% após o acesso. Conclusão: Estes resultados revelam uma diferença significativa na porcentagem de respostas corretas entre as condições antes e após o acesso (p=<0,001), confirmando a hipótese postulada de que o material tem um impacto positivo no entendimento dos alunos quanto às estratégias terapêuticas para corrigir as alterações de fala relacionadas à velofaríngea hipodinâmica. (AU)

Processo FAPESP: 15/26741-2 - Material didático para capacitação de fonoaudiólogos no tratamento das alterações de fala na disfunção velofaríngea
Beneficiário:Ana Caroline Zentil Polzin
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado