Busca avançada
Ano de início
Entree


Análise filogeográfica em populações de Protonectarina sylveirae (Saussure, 1854) (Hymenoptera, Vespidae, Polistinae)

Texto completo
Autor(es):
Marjorie da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São José do Rio Preto. 2016-05-31.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto
Data de defesa:
Orientador: Fernando Barbosa Noll
Resumo

Os processos históricos e ecológicos de diversificação da fauna têm sido amplamente estudados sob a luz da filogeografia, disciplina que lida com o arranjo espacial das linhagens genéticas. As vespas enxameadoras (Epiponini) como Protonectarina sylveirae (Saussure) são representantes comuns da fauna Neotropical. Esta espécie ocorre amplamente pela floresta Atlântica e apresenta uma distribuição peculiar dentro de Epiponini devido à sua ausência na região Amazônica. Apesar de muitos estudos apontarem para a existência de descontinuidades filogeográficas para diferentes organismos na floresta Atlântica, explicações sobre as causas de tais padrões permanecem inconclusivas. Este trabalho teve como objetivo investigar o padrão filogeográfico de P. sylveirae, com especial interesse na presença de estruturação genética e diferenciação morfológica, bem como nos eventos históricos que possam explicar o padrão filogeográfico observado. Os espécimes de P. sylveirae foram coletados ativamente em 13 áreas ao longo de sua distribuição para a extração, amplificação e sequenciamento dos genes mitocondriais 12S, 16S e COI. Foram realizadas analyses de diversidade genética, demografia histórica, tempo de divergência e estruturação populacional. Identificou-se 22 haplótipos, uma forte estruturação genética foi encontrada pela análise de variância molecular (AMOVA) e a rede de haplótipos revelou 3 grupos de haplótipos, também corroborados pela AMOVA. As análises de demografia mostraram estabilidade populacional para. Encontrouse diferenças na morfologia, corroborando parcialmente aquelas obtidas com os dados moleculares. A análise do tempo de divergência sugere que os eventos orogênicos do terciário e o processo de aridização das áreas de floresta que ocorreu a partir deste período influenciaram a diversificação e na atual configuração da distribuição das populações de P. sylveirae. (AU)

Processo FAPESP: 12/13886-4 - Análise filogeográfica em populações de Protonectarina sylveirae (Saussure, 1854) (Hymenoptera: Vespidae: Polistinae)
Beneficiário:Marjorie da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado