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Dotação e talento: comparação das modalidades presencial e a distância de um programa de formação continuada para professores

Texto completo
Autor(es):
Jessica Fernanda Lopes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Bauru. 2015-06-17.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru
Data de defesa:
Orientador: Vera Lúcia Messias Fialho Capellini
Resumo

Dotação e talento correspondem a uma especificidade da Educação Especial que vem despertando interesse crescente entre estudiosos e a Universidade tem o papel de produzir novos conhecimentos, bem como, de colocá-los a serviço da comunidade. Como raramente este tema é trabalhado na formação inicial e continuada de professores, delineou-se enquanto objetivo desta pesquisa: elaborar, aplicar e avaliar um programa de formação continuada para professores, realizando-o em duas modalidades de ensino (presencial e a distância) e, posteriormente, analisar e comparar os resultados obtidos nas duas modalidades, bem como a percepção dos professores antes e depois do curso. O Programa teve carga horária de 52 horas com atividades de cunho teórico-prático e foi aplicado, em ambiente virtual, por meio de uma plataforma de Educação à Distância (EaD) elaborada pela Secretaria Municipal de Educação, e os encontros da turma presencial aconteceram, semanalmente, no campus da Unesp/Bauru. Delimitou-se como conteúdo programático do curso: a) Marcos: legal, histórico e conceitual sobre Dotação e Talento; b) Caracterização dos alunos com Dotação e Talento; c) Identificação e Atendimento Educacional Especializado; d) Escolarização de alunos com Dotação e Talento e prática pedagógica; e) Criatividade e produção do Plano de Ensino Individualizado. Participaram do estudo 33 professores (divididos em duas turmas) cuja inscrição foi realizada na Secretaria Municipal de Educação. Antes do início do curso os participantes responderam a dois questionários, um, visando a caracterização da amostra, e outro para identificar as concepções deles sobre pessoas com Dotação e Talento, bem como, sobre o conteúdo do curso. Ao longo do curso ao final de cada módulo, os professores responderam uma avaliação com questões fechadas sobre o conteúdo do próprio módulo. Após o término do curso, os participantes responderam novamente... (AU)

Processo FAPESP: 13/16241-7 - Dotação e talento: comparação das modalidades presencial e a distância de um programa de formação continuada para professores
Beneficiário:Jessica Fernanda Lopes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado