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Espaços de comercialização e perfis de consumo: impactos nas escolhas e estratégias produtivas de pequenos e médios produtores orgânicos do interior paulista

Texto completo
Autor(es):
Jéssica Aline Troiano
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Araraquara. 2017-05-24.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara
Data de defesa:
Orientador: Ricardo Luiz Sapia de Campos
Resumo

A pesquisa teve por objetivo entender e debater os espaços de comercialização dos produtos orgânicos como as feiras, as lojas especializadas, as cooperativas de consumo e os supermercados e as múltiplas influências de seus consumidores nas estratégias produtivas e de desenvolvimento de pequenos e médios produtores orgânicos do interior paulista. Em canais longos de comercialização como os supermercados as relações são distantes, individualizadas e mediadas pela obrigatoriedade do selo de certificação, por outra parte, em canais curtos como as feiras e as cooperativas de consumo o diálogo e as relações democráticas permitem compartilhar e difundir os valores de uma alimentação saudável e de qualidade, estabelecendo confiança por meio da proximidade. Em sua gênese a agricultura orgânica defende uma produção não somente livre do uso de agrotóxicos, mas um conjunto de práticas voltadas a preservação dos recursos naturais, ao respeito às demandas sociais e econômicas das comunidades locais, e ao cultivo de uma alimentação saudável e de qualidade que cumpra com a necessidade da segurança alimentar. A valorização desses produtos é projetada, portanto, por seus atributos subjetivos, trazendo à tona um processo em que as qualidades imateriais integram o valor econômico. Idealizada inicialmente para pequenas e médias propriedades, a agricultura orgânica começa a ser apropriada por impérios alimentares que se aproveitam desse mix de subjetividades na geração de mercadorias destinadas a mercados alternativos, complexificando o processo de comercialização de pequenos e médios produtores. É nessa medida que a proximidade ou distanciamento entre produtores e consumidores pode refletir e atuar na configuração de diferentes modelos de desenvolvimento para pequenos e médios produtores orgânicos, representando maior ou menor autonomia no gerenciamento de sua produção e comercialização. (AU)

Processo FAPESP: 14/24551-9 - Espaços de comercialização e perfis de consumo: impactos nas escolhas e estratégias produtivas de pequenos e médios produtores orgânicos do interior paulista
Beneficiário:Jéssica Aline Troiano
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado