Busca avançada
Ano de início
Entree


Modificação da superfície da liga Ti15Mo após crescimento de nanotubos de TiO2 a partir da formação de filmes de polímeros bioativos

Texto completo
Autor(es):
André Luiz Reis Rangel
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Guaratinguetá).
Data de defesa:
Membros da banca:
Roberto Zenhei Nakazato; Ronaldo Spezia Nunes; Celília Amélia de Carvalho Zavaglia; Rodrigo de Oliveira França
Orientador: Ana Paula Rosifini Alves Claro
Resumo

O objetivo deste estudo foi obter superfícies antimicrobianas em liga de Ti15Mo após crescimento de nanotubos de TiO2 associados a filmes poliméricos. A liga Ti15Mo foi obtida em forno de fusão a arco sob atmosfera inerte de argônio. Os lingotes foram submetidos a tratamento térmico e depois foram trabalhados a frio. Após o crescimento de nanotubos de TiO2 por oxidação anódica, as amostras foram divididas em dois grupos para diferentes técnicas de deposição de polifmeros: grafitização UV com poliestireno sulfonato (NaSS) e deposição química de vapor por plasma (PECVD) com incorporação de clorexidina. As superfícies anodizadas foram caracterizadas por microscopia eletrônica de varredura, medições de ângulo de contato, difração de raios-X (DRX) e espectrometria de fotoelétrons por raios X (XPS). As superfícies cobertas com polímeros foram avaliadas quanto à molhabilidade, composição química por espectroscopia infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e quantidade de polímero depositado. Todas as superfícies foram submetidas a ensaios de cultura de células para avaliar sua resposta in vitro. A oxidação anódica foi capaz de criar uma camada homogênea de nanotubos TiO2 para diferentes potenciais utilizados e ambos os métodos físicos e químicos foram eficientes para incorporar polímeros sobre suas superfícies. Nem os revestimentos de nanotubos ou polímeros utilizados apresentaram efeito citotóxico, por outro lado as superfícies com clorexidina foram responsáveis pela morte d... (AU)

Processo FAPESP: 13/00317-4 - Modificação da superfície da liga Ti-15Mo para liberação de medicamentos
Beneficiário:André Luiz Reis Rangel
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto