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Estilos de aprendizagem em ações educacionais ofertadas a distância: evidências de validade, validade convergente e análise conceitual

Texto completo
Autor(es):
Raissa Bárbara Nunes Moraes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ribeirão Preto.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Thaís Zerbini; Sandra Regina Corrêa Brant Pereira de Jesus; Marina Greghi Sticca; Fabiana Maris Versuti Stoque
Orientador: Thaís Zerbini
Resumo

A necessidade constante de desenvolvimento de competências individuais e organizacionais atrelada a projetos de educação a distância (EAD) expande a possibilidade de acesso a programas de treinamento, formação e qualificação profissionais ofertados por instituições de ensino superior (IES) e outras organizações do sistema produtivo. Nota-se um grande progresso tecnológico cada vez mais disseminado no recente campo da EAD. Porém, essa modalidade de ensino é muito carente de estudos sistemáticos. Variáveis relacionadas ao perfil da clientela necessitam ser mais investigadas, como é o caso dos Estilos de Aprendizagem, que necessita de uma definição mais apurada, especialmente para garantir a qualidade dos instrumentos que se propõem a medir esse construto. Muitas vezes o seu conceito está relacionado com o conceito de Estratégias de Aprendizagem, sem grandes diferenciações entre eles. Além disso, a literatura indica que tais variáveis de características da clientela podem estar relacionadas com a Evasão em cursos na modalidade EAD. Nesse sentido, a presente pesquisa objetivou construir e verificar evidências de validade de um instrumento de medida de Estilos de Aprendizagem, bem como realizar a validade convergente com o instrumento de Estratégias de Aprendizagem, além de propor uma discussão conceitual acerca dos Estilos de Aprendizagem. Ao final desse estudo, o instrumento de Estilos de Aprendizagem foi construído, passou por validação semântica, por juízes e foram verificadas evidências de validade estatística. Foi demonstrado também que os alunos que fizeram mais uso das Estratégias de Aprendizagem Autorregulatórias, bem como das Estratégias Comportamentais e valorizam mais os aspectos do ambiente no quais realiza os seus estudos (ou seja, possuem mais Preferências Ambientais) tendem a não abandonar o curso. A validação convergente entre os instrumentos de Estilos de Aprendizagem e Estratégias de Aprendizagem demonstraram que os instrumentos refletem o histórico de relacionamento entre esses conceitos. Muitos fatores de Estratégias de Aprendizagem se relacionam com o instrumento de Estilos de Aprendizagem. Os resultados também possibilitaram uma definição operacional de Estilos de Aprendizagem no campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). Para pesquisas futuras, recomenda-se o uso de técnicas estatísticas mais robustas, como o uso de Análise Fatorial Confirmatória, bem como a Modelagem de Equações Estruturais, que poderiam mensurar com maior exatidão o quanto os Estilos e as Estratégias de Aprendizagem influenciam a Evasão em Ações Educacionais Ofertadas a Distância em contexto de IES. (AU)

Processo FAPESP: 14/18466-9 - Impacto das estratégias e dos estilos de aprendizagem na evasão em ações educacionais ofertadas a distância
Beneficiário:Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado