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Por uma performance retórica da música contemporânea

Texto completo
Autor(es):
William Teixeira da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Silvio Ferraz Mello Filho; Graziela Bortz; André Luís Giovanini Micheletti; Adriana Lopes da Cunha Moreira
Orientador: Silvio Ferraz Mello Filho
Resumo

Esta tese estuda as possibilidades de aplicação da retórica como dispositivo interpretativo da música contemporânea. A retórica é tomada aqui em seu escopo clássico, mas de maneira atualizada ao pensamento atual, por meio das contribuições do movimento conhecido como Nova Retórica. A música contemporânea, por sua vez, é aqui representada por meio de peças dos compositores Bernd Alois Zimmermann, Iannis Xenakis e Roberto Victório. Dessa maneira, serão expostas, primeiramente, definições do que é que entende-se como música, discurso musical e significado musical, estabelecendo um postulado sobre o estatuto metafísico da música, sobretudo em sua produção atual. Em seguida serão estudados os mecanismos que garantem a possibilidade de não apenas se afirmar a existência do significado, mas de conhecê-lo, por meio do conhecimento adequado de uma realidade afetiva, um Stimmung, epistemologicamente acessada por meio da empatia e da sensação. Entretanto, esse conhecimento é um conhecimento vivo, que exige ser posto em prática para efetivamente existir, resultando em um complexo ético onde níveis de responsabilidade interagem dentro da dinâmica discursiva da música. Finalmente, serão expostas duas instâncias principais da performance retórica: a formação e o gesto. A primeira diz respeito aos processos por meio dos quais a performance constitui por si mesma uma forma musical; essa forma musical como processo origina então uma estrutura temporal em formação, mais do que um esquema objetificado. O gesto musical, por sua vez, é a corporificação do significado, trazendo vida à música por meio de sua gestualidade e levando vida através dela, resultando em uma performance retórica da música contemporânea. (AU)

Processo FAPESP: 15/00136-5 - Por uma performance retórica da música contemporânea
Beneficiário:William Teixeira da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado