Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação do papel da subunidade II da ATP sintase na tolerância a estresses abióticos em cana-de-açúcar = Assessing the role in tolerance of the ATP synthase subunit II under abiotic stress in sugarcane

Texto completo
Autor(es):
Thaís Helena Silva Ferreira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Data de defesa:
Orientador: Marcelo Menossi Teixeira
Resumo

É sabido que uma nova revolução verde será necessária para alcançar as demandas por alimento e combustível com o aumento da população mundial. Nesse contexto, a importância da cana-de-açúcar como biocombustível reforça a necessidade por aumento de sua produção e o melhoramento através da biotecnologia se faz necessário para atingir tais proporções. O Brasil é o principal produtor de cana-de-açúcar do mundo. Dentre os diversos estresses que afetam a produtividade agrícola, a resposta ao estresse hídrico ocupa uma posição central como o fator mais limitante ao crescimento das plantas. Aumentar a capacidade fotossintética de cultivares comerciais é uma promissora ferramenta para aumento do crescimento de plantas cultiváveis e consequentemente, aumentando a produção . A partir dos dados de expressão gênica, o gene que codifica um polipeptídeo com similaridade à subunidade II da ATP sintase foi selecionado e o seu papel na proteção contra estresses abióticos foi estudado em tabaco (Nicotiana tabacum). A superexpressão do gene de cana conferiu tolerância aos estresses hídrico e salino em plantas transgênicas de tabaco. Assim, o objetivo desta tese foi realizar um estudo funcional do gene que codifica a subunidade II da ATP sintase de cana-de-açúcar, através da superexpressão desse gene em plantas transgênicas de cana-de-açúcar. Através de dados de proteômica, o presente trabalho também trouxe um melhor entendimento do funcionamento de cloroplasto de cana-de-açúcar sob estresse hídrico, sendo capaz de identificar pontos com potencial biotecnológico para produção de plantas transgênicas capazes de aumentar sua capacidade de realizar o transporte cíclico de elétrons e consequentemente, com potencial de maior tolerância à seca (AU)

Processo FAPESP: 12/06908-1 - Avaliação do papel da subunidade ² da ATP sintase na tolerância a estresses abióticos em cana-de-açúcar.
Beneficiário:Thaís Helena Silva Ferreira
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado