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Michelangelo como modelo de artista moderno (França, 1830-1876)

Texto completo
Autor(es):
Renato Menezes Ramos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Luiz Cesar Marques Filho; Patricia Dalcanale Meneses; Alexandre Ragazzi
Orientador: Luiz Cesar Marques Filho
Resumo

Ao longo do século XIX a figura de Michelangelo, artista paradigmático do assim chamado Renascimento Italiano e o maior artista da Idade Moderna, passaria por uma profunda reformulação. É detectável na França, caso sobre o qual esta dissertação se deterá, o florescimento de uma compreensão particular a seu respeito, que o entende constantemente como sujeito insubmisso, de temperamento melancólico e de difícil gênio. É sabido que tais características emergem das fontes quinhentistas sobre as quais os olhos do século XIX voltam especial atenção, mas é também importante compreender tal fenômeno como unidade fundamental do complexo processo de redefinição do estatuto social do artista. Em 1830, ano marcado pela Revolução, Eugène Delacroix redige uma biografia do mestre florentino. Em 1876, Auguste Rodin vai pela primeira e única vez à Itália após as comemorações do quarto centenário do nascimento de Michelangelo e envia de lá uma carta para sua companheira. Neste intervalo temporal, diversas outras biografias para o mestre seriam escritas e sua imagem ligar-se-ia a diversos artistas que, fosse do ponto de vista iconográfico, fosse no tocante à formulação de seus próprios horizontes estéticos, compreenderam a melancolia de Michelangelo como núcleo de onde derivam problemas artísticos que desembocam na desautorização crônica da autoridade do clássico (AU)

Processo FAPESP: 13/01681-1 - Melancolia, heroísmo e fracasso: a recepção do mito michelangeano no Século XIX
Beneficiário:Renato Menezes Ramos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado