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Programando a arquitetura escolar: a relação entre ambientes de aprendizagem, comportamento humano no ambiente construído e teorias pedagógicas

Texto completo
Autor(es):
Sandra Leonora Alvares
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Data de defesa:
Membros da banca:
Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski; Francisco Borges Filho; Cibele Haddad Taralli; Marcus Levy Albino Bencostta; Hartmut Gunther
Orientador: Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski
Resumo

A presente pesquisa investigou três temas distintos: Arquitetura Escolar, Métodos pedagógicos e Psicologia Ambiental. A intenção do estudo foi adquirir e organizar informações que orientem a elaboração de projetos de ambientes de aprendizagem mais adequados às atividades que abrigarão e que facilitem a apropriação do espaço pelos usuários. Pesquisas destacam não apenas a importância que o ambiente de aprendizagem tem para a educação, mas, também, como os espaços físicos escolares de qualidade interferem positivamente no ensino de crianças e jovens. Estudos idealizam que o ambiente de aprendizagem pode ser considerado como sendo o Terceiro Professor - 1. Professor, 2. Material Didático, 3. Ambiente Físico -, o qual deve possuir qualidades que o torne capaz de promover relacionamentos agradáveis entre as pessoas; de gerar mudanças; de favorecer escolhas e atividades; de propiciar diferentes aprendizagens como a social, a afetiva e a cognitiva. Sabe-se, ainda, que as informações importantes estão espalhadas pela literatura, dificultando a localização desses dados para que sejam incorporados no desenvolvimento do projeto pelo projetista que almeja conhecimentos - tanto subjetivos como técnicos em relação às diversas pedagogias e a Psicologia Ambiental - com a intenção de conceber espaços seguros, acolhedores e humanos que apoiem o ensino e a aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo identificar e organizar requisitos de projeto do edifício escolar que norteiem a construção de espaços de aprendizagem do ensino fundamental, relacionando comportamento humano e ambiente construído, bem como teorias pedagógicas. Fizeram parte da pesquisa bibliográfica as teorias do ensino tradicional, comportamentalista, cognitivista, comunidades de aprendizagem; e as pedagogias Montessori, Waldorf e Reggio Emilia. Para tanto, etapas foram cumpridas: na primeira, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, adotando um levantamento sistemático da literatura sobre os três temas em foco - ambientes de aprendizagem, teorias pedagógicas e Psicologia Ambiental -; na segunda, informações foram filtradas e ordenadas com o suporte da estrutura conceitual "Problem Seeking"; e na terceira, criou-se um Banco de Dados (BD) a partir do programa da Microsoft ACCESS. Criou-se, assim, um site ¿ que recebeu o nome de Arquiteturas & Pedagogias - para abrigar especialmente o BD. Este foi apresentado a projetistas, pedagogos, alunos e pais com a intenção de obter, por meio de um questionário, as opiniões sobre a usabilidade, o conteúdo e a aplicação ao processo de projeto de arquitetura escolar. O BD foi considerado uma importante ferramenta de apoio ao processo de projeto, pois organizou de maneira clara - e de fácil acesso ¿ as questões relacionadas às teorias pedagógicas e à Psicologia Ambiental, proporcionando o entendimento de como elas podem ser traduzidas em soluções projetuais de arquitetura escolar. Dessa maneira, considera-se que ¿ por meio de ambientes de aprendizagem de qualidade - a pesquisa contribuiu para a melhoria da educação fundamental do país (AU)

Processo FAPESP: 13/03580-8 - Programando a Arquitetura Escolar: A relação entre ambiente de aprendizagem, comportamento humano e pedagogia
Beneficiário:Sandra Leonora Alvares
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado