Busca avançada
Ano de início
Entree


Grupos empresariais e educação básica: estudo sobre a Somos Educação

Texto completo
Autor(es):
Luciana Sardenha Galzerano
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Theresa Maria de Freitas Adrião; Luiz Carlos de Freitas; Mauricio de Souza Sabadini
Orientador: Theresa Maria de Freitas Adrião
Resumo

Esta dissertação tem como objetivo compreender, no contexto do capitalismo contemporâneo, a atuação de grupos empresariais na educação básica pública. Para tanto, recorremos a um estudo de caso da Abril/Somos Educação. A escolha se deve à nacionalidade brasileira do grupo, sua presença majoritária no mercado de livros didáticos e, ainda, por ter sido a primeira empresa voltada para a educação básica a abrir seu capital em bolsa de valores. Apoiamo-nos no pressuposto de que a educação pública no Brasil, tal qual em outros contextos, torna-se campo para negócios ¿ inclusive para a reprodução do capital financeiro ¿, vide o alto grau de concentração e centralização dos grupos empresariais atuantes nesse âmbito e sua relação com o capital financeiro, por meio dos mercados de ações ou, ainda, das fusões com grandes grupos internacionais. O período selecionado para esta pesquisa (2010-2015) tem início com a formação da Abril/Somos Educação, como um segmento do Grupo Abril, em 2010; até 2015, quando o controle da companhia foi assumido pela Tarpon. Trata-se de uma pesquisa documental; as informações foram coletadas, sobretudo, nos sítios eletrônicos da Abril/Somos Educação e de seus controladores (Grupo Abril e Tarpon); na mídia de abrangência nacional e internacional, nos documentos disponibilizados pela BM&FBovespa, nos sítios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Como resultado, observamos que a financeirização das atividades de grupos como a Abril/Somos Educação potencializa significativamente seus ganhos, aumenta sua presença no setor educacional público e, consequentemente, o controle que exerce sobre as escolas (AU)

Processo FAPESP: 14/13653-5 - Estratégias de grandes grupos empresariais para ampliar sua atuação junto à educação básica pública: a Abril Educação
Beneficiário:Luciana Sardenha Galzerano
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado