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Turismo cultural e educação não formal em fazendas históricas paulistas: uma abordagem inovadora no campo do patrimônio histórico-cultural

Texto completo
Autor(es):
Lívia Morais Garcia Lima
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Olga Rodrigues de Moraes Von Simson; Eduardo Romero de Oliveira; Juliana Pedreschi Rodrigues; Ricardo Santhiago Corrêa; Marcos Tognon
Orientador: Olga Rodrigues de Moraes Von Simson
Resumo

A questão central desta pesquisa foi analisar criticamente os princípios estruturadores das ações de educação patrimonial não-formal, realizadas no âmbito do meio rural paulista e voltadas para o público adulto e idoso, provenientes de diferentes classes sociais. A partir da comparação de atividades educacionais em três fazendas históricas paulistas, selecionadas entre as participantes do projeto PPPP/FAPESP (07/55999-1), foram pesquisadas uma de cada um dos tipos de fazendas, já detectados em pesquisa anterior de Mestrado: 1º tipo - fazendas em processo de preparação para assumir atividades turísticas, 2º tipo - fazendas realizando turismo de habitação ou 3º tipo - fazenda voltada para o turismo/empresa através de um hotel - fazenda. Foi realizado um amplo levantamento bibliográfico sobre os temas da pesquisa que alimentou o roteiro para a coleta de entrevistas com os responsáveis pelas propriedades históricas selecionadas e com os visitantes/turistas. Esse processo foi realizado a partir de uma metodologia de caráter qualitativo (História Oral) com ênfase na técnica do depoimento oral. As perspectivas da educação não formal ajudam a evidenciar o quão importantes se tornam as atividades turísticas para esses públicos, pois são atividades propícias à aprendizagem das pessoas que realizam as visitas. Tal fato nos permite afirmar que a educação patrimonial não formal pode ser vista então, como mais uma possibilidade de vivência educativa que pode ser potencializada através do turismo cultural. Ela, portanto, é flexível e respeita as diferenças e capacidades de cada visitante, que experimenta e significa suas próprias vivências, acionando memórias passadas e objetivos futuros e também demarcando rupturas (AU)

Processo FAPESP: 11/18336-0 - Turismo cultural e educação não-formal: o patrimônio material e imaterial como detonadores de ações educacionais e turísticas em Fazendas Históricas Paulistas
Beneficiário:Lívia Morais Garcia Lima
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado