Busca avançada
Ano de início
Entree


Vocal dance: corpo, complexidade e criação cênica = Vocal dance: body, complexity and performing creation

Texto completo
Autor(es):
Antônio Marcelino Vicenti Rodrigues
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Daniela Gatti; Mariana Baruco Machado Andraus; Tereza Margarida Morini Vine
Orientador: Daniela Gatti
Resumo

O presente trabalho tem como premissa inicial a abordagem da ação cênica a partir de uma perspectiva complexa, evidenciando-a enquanto resultante de uma série de estados corporais transitórios que têm a sua gênese no complexo entrelaçamento entre os sistemas biológicos e anatomofisiológicos. Configuram-se como base para o desdobramento dessas noções as experimentações com a Vocal Dance, trabalho de criação cênica que vem sendo desenvolvido pela performer norte-americana Patricia Bardi desde meados dos anos de 1970. Enquanto arcabouço referencial multidisciplinar que subsidia as discussões levantadas ao longo do trabalho, são abordadas as noções gerais de método, complexidade e sistema na filosofia de Edgar Morin. A partir da intersecção entre essas incursões e o calor da práxis artística, a criação cênica passa a ser entendida enquanto o cultivo, a articulação e a transubstanciação das potências vitais do performer em texturas poéticas temporárias e contextuais, as quais se constituem enquanto o reflexo próprio do ato de se estar em vida (AU)

Processo FAPESP: 15/22013-2 - Vocal Dance and Voice Movement Integration: investigações sobre a tríade corpo - alteridade - criação cênica
Beneficiário:Antônio Marcelino Vicenti Rodrigues
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado