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Aprendizagens profissionais docentes do (futuro) professor de matemática situadas em um estágio interdisciplinar

Texto completo
Autor(es):
Jenny Patricia Acevedo Rincon
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Dario Fiorentini; Marisol Vieira Melo; Marcia Cristina de Costa Trindade Cyrino; Carlos Miguel da Silva Ribeiro; Guilherme do Val Toledo Prado
Orientador: Dario Fiorentini
Resumo

O Estágio Supervisionado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp) é de caráter não disciplinar, reunindo estagiários de diferentes licenciaturas em um mesmo cenário para compreender e enfrentar a realidade da sala de aula no cenário de uma escola. O presente estudo visa por compreender as práticas de aprendizagem profissional docente dos estagiários da Licenciatura em Matemática, a partir da participação em experiências interdisciplinares situadas no Estágio Supervisionado da FE/Unicamp. Esta é uma pesquisa de carácter qualitativo, tendo como contexto de investigação o Curso Estágio Supervisionado I, oferecido pela Unicamp no primeiro semestre do ano 2014, no qual participaram dezoito alunos de oito licenciaturas (Matemática, História, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Educação Física, Geografia, Letras e Artes). Porém, quatro alunas estagiárias de Licenciatura em Matemática foram selecionadas para analisar narrativamente suas trajetórias de aprendizagem profissional docente. A pesquisa tem como referencial teórico a aprendizagem situada, a participação em Comunidades de Prática e a constituição da aprendizagem profissional docente, assim como a interdisciplinaridade. Os materiais empíricos que compõem o corpus de análise e interpretação foram produzidos a partir de diários de campo da pesquisadora, registros em diários dos estagiários, planos de intervenção, questionários, relatório final de problematização das práticas e entrevistas individuais e em Comunidade dos estagiários participantes da pesquisa. Para analisar estas informações foram identificados dois empreendimentos das Comunidades de Prática interdisciplinares, os quais foram caracterizados como ações. Isto é, para o empreendimento "Construção do projeto de intervenção interdisciplinar no Estágio Supervisionado I", foram analisadas as ações: (1ª) identificação do contexto escolar; (2ª) observação e registro do ensinaraprender Matemática na escola e; (3ª) identificação de experiências interdisciplinares na escola. E para o empreendimento Construção de relatório final de Estágio Supervisionado I, foram identificadas as ações: (i) ser docente na escola e (ii) Reflexões acerca da profissão docente. A participação nos diferentes cenários interdisciplinares do ensinaraprender na escola ajudaram o estagiário a problematizar as práticas profissionais docentes, sendo ressignificados os contextos das práticas escolares, o conhecimento e os processos específicos da Matemática escolar, situações interdisciplinares, as metodologias de ensino, ações interdisciplinares de intervenção na escola, e, sobretudo, o valor profissional do professor de Matemática na escola atual. Finalmente, a natureza interdisciplinar e transdisciplinar permitiu aos estagiários perpassar e ultrapassar as fronteiras das disciplinas escolares e acadêmicas, próprias das Licenciaturas (AU)

Processo FAPESP: 15/16227-0 - Aprendizagem docente e constituição profissional situadas em uma prática (inter e trans) disciplinar: o caso do estágio supervisionado proposto pela fe/unicamp
Beneficiário:Jenny Patricia Acevedo Rincón
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado