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Bacusia, ou o país do carnaval: o refinado riso da eutrapelia

Texto completo
Autor(es):
Júlia Ciasca Brandão
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Data de defesa:
Membros da banca:
Carlos Eduardo Ornelas Berriel; Mario Luiz Frungillo; Helvio Moraes
Orientador: Carlos Eduardo Ornelas Berriel
Resumo

Esta dissertação consiste em um estudo sobre Bacchusia oder Fastnachtland (1677), de Christoph Andreas Hörl von Wattersdorf. Ao longo da exposição, discute-se, primeiramente, Utopia (1640), obra latina homônima à de Thomas Morus, escrita em 1604 por Jakob Bidermann, jesuíta e futuro inquisidor da Igreja católica em Roma, e que serviu de base para a composição posterior de Hörl. Esta dissertação se propôs a investigar, na medida do possível, em que circunstâncias Hörl estabeleceu contato com o texto de base e se interessou por ele; além de estudar as possíveis definições de Bacchusia oder Fastnachtland como paráfrase, plágio, imitação ou emulação do texto de Bidermann. A investigação das circunstâncias históricas em que foram publicadas as obras e as biografias disponíveis dos autores permitiram apresentar este estudo crítico. Para a compreensão dos textos, foi necessário investigar também algumas de suas características literárias, sua possível inserção no gênero literário utópico, entre outros elementos. O estudo das configurações, significados e efeitos do Carnaval e do grotesco, bem como a função ocupada pelo grotesco na pedagogia religiosa, inserida na cultura trentina; a história do riso no século XVII; a Guerra dos Trinta Anos; e alguns topoi recorrentes na literatura barroca alemã foram essenciais para a composição desta dissertação. A tradução de Bacchusia oder Fastnachtland, por sua, vez, propõe-se a servir de apoio a esse estudo, bem como intenta divulgar, em língua portuguesa, uma obra que se encontra esquecida na Alemanha e completamente desconhecida no Brasil, e que é fruto desse ambiente tão complexo e antitético que é o Barroco alemão (AU)

Processo FAPESP: 15/22329-0 - A Terra do Carnaval: manifestações do grotesco em duas utopias da Alemanha barroca
Beneficiário:Julia Ciasca Brandão
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado