Busca avançada
Ano de início
Entree


Do rádio para as telas: um estudo sobre o desenvolvimento das técnicas de sonorização no cinema brasileiro e a contribuição dos sonoplastas de rádio no exemplo de Geraldo José

Texto completo
Autor(es):
Fabiana Quintana Dias
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Claudiney Rodrigues Carrasco; Eduardo Simões dos Santos Mendes; Eduardo Vicente; Nelson Pinton Filho; Sandra Cristina Novais Ciocci
Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco
Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal resgatar a história da sonoplastia radiofônica e refletir como o mercado cinematográfico brasileiro a incorporou. Mostrar a partir do surgimento do cinema sonoro, uma série de técnicas de sonorização desenvolvidas, muitas delas vigentes até hoje, e a importância da participação dos sonoplastas de rádio nesse processo, adotando como exemplo o pioneiro Geraldo José. Foi feita uma pesquisa sobre o início do som no rádio, principalmente através das radionovelas e radioteatros, e nos primeiros filmes sonoros brasileiros. As primeiras experiências com som e o trabalho criativo dos principais sonoplastas e contra-regras foi resgatado, além dos objetos, equipamentos e técnicas utilizadas por esses profissionais para criar sons. Foi realizado também um levantamento histórico sobre o processo de criação e produção dos efeitos, a fim de descrever as mudanças obtidas desde o rádio até a atual utilização do Foley para a definição do som sincrônico no mercado cinematográfico: o que foi importante e ainda é usado e o que deixou de existir pela evolução da tecnologia em edição de áudio (AU)

Processo FAPESP: 13/07822-6 - Do rádio para as telas: um estudo sobre o desenvolvimento das técnicas de sonorização e a contribuição dos profissionais de rádio no cinema brasileiro
Beneficiário:Fabiana Quintana Dias
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado