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Bachianas Brasileiras nº 1: análise transformacional e hibridismo cultural.

Texto completo
Autor(es):
Augusto Brambilla de Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles; Graziela Bortz; Lutero Rodrigues da Silva
Orientador: Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles
Resumo

A proposta desta dissertação é analisar os três movimentos das Bachianas Brasileiras Nº 1: Introdução (Embolada), Prelúdio (Modinha) e Fuga (Conversa), de Heitor Villa-Lobos, a partir de uma abordagem transformacional, seguindo a linha proposta por Steven Rings (2011) na qual, ferramentas de análise neorriemannianas são utilizadas para iluminar aspectos familiares do tonalismo. Partindo desta abordagem, os resultados da análise musical serão apresentados através de gráficos e redes transformacionais, objetivando criar um suporte analítico musical que, numa fase posterior a esta pesquisa, aponte para uma reflexão sobre a ideia de Nestor Garcia Canclini a respeito de processos de hibridação cultural (CANCLINI, 2008). (AU)

Processo FAPESP: 17/01927-1 - Bachianas Brasileiras Nº 1: uma análise transformacional
Beneficiário:Augusto Brambilla de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado