Busca avançada
Ano de início
Entree


Arquitetura e engajamento: o IAB, o debate profissional e suas arenas transnacionais (1920-1970)

Texto completo
Autor(es):
Paula Gorenstein Dedecca
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Data de defesa:
Membros da banca:
José Tavares Correia de Lira; Rodrigo Santos de Faria; Adrián Gustavo Gorelik; Carlos Alberto Ferreira Martins; Joana Mello de Carvalho e Silva
Orientador: José Tavares Correia de Lira
Resumo

Essa tese tem como objeto de estudo a história do Instituto de Arquitetos do Brasil entre 1920 e 1970, buscando compreender o lugar que a entidade ocupou no meio profissional brasileiro e as redes institucionais de diálogo que teceu em âmbito nacional e internacional ao longo do período. Com isso, pretende discutir seu papel para a construção coletiva de uma nova sociabilidade profissional, para o estabelecimento de laços efetivos de troca e para a elaboração, afirmação e difusão de ideários e práticas arquitetônicas e urbanísticas. A narrativa foi organizada em três capítulos, sobrepostos em seu recorte cronológico, que buscam pensar essas tramas institucionais costuradas pelo IAB em seus distintos alcances: nacional, americano e global, respectivamente. (AU)

Processo FAPESP: 15/00808-3 - Entre disputas profissionais e eleições artísticas: diálogos sul-americanos a partir do Instituto de Arquitetos do Brasil (1945-1969)
Beneficiário:Paula Gorenstein Dedecca
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado