Tchekhov e a cena brasileira - do subtexto à interpretação do texto
A estrutura narrativa de O Jardim das cerejeiras e As Três irmãs, de Anton Tchekhov
A subjetividade no trabalho do ator: contribuicoes da tecnica do clown.
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Autor(es): |
Carolina Martins Delduque
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Tese de Doutorado |
Imprenta: | Campinas, SP. |
Instituição: | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes |
Data de defesa: | 2018-01-29 |
Membros da banca: |
Larissa de Oliveira Neves;
Isa Kopelman;
Cassiano Sydow Quilici;
Maria Silvia Betti;
Cristiane Layer Takeda
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Orientador: | Larissa de Oliveira Neves |
Resumo | |
Esta tese tem o objetivo de analisar como alguns grupos de teatro brasileiros colocaram em cena duas das mais importantes peças de Anton Tchekhov (1860-1904) ¿ A Gaivota (1896) e As Três Irmãs (1900). Para tanto, dentro do contexto do teatro brasileiro moderno e contemporâneo, foram selecionados três espetáculos: As Três Irmãs (1972), do Teatro Oficina, direção de Zé Celso, Da Gaivota (1998), direção de Daniela Thomas, e Gaivota ¿ tema para um conto curto (2006), direção de Enrique Diaz. Entendendo o ator como um elemento estruturante central da cena, a pesquisa foi apoiada principalmente em entrevistas e depoimentos de atores e atrizes que compuseram esses espetáculos, além de outros materiais usados nos processos de criação e resultantes do espetáculo, como: adaptação textual, gravação em DVD e críticas publicadas em jornais e revistas. A proximidade histórica entre Anton Tchekhov e Constantin Stanislavski ¿ o primeiro a encenar as peças com maestria ¿ fez desse encenador uma referência fundamental nesse processo de transposição para cena e, por isso, buscou-se também detectar rastros dessa relação nos referidos trabalhos. Por fim, a análise resultante trata do enfrentamento desses artistas brasileiros com essa obra dramática, buscando compreender os meandros, os aspectos gerais e aqueles detalhes mais sutis de como esse material dramático foi transposto para cena. Investigaram-se quais caminhos foram trilhados, metodologias de criação foram usadas e escolhas foram feitas para criar os espetáculos. Além disso, a tese traz o modo como os espetáculos foram recepcionados pela crítica e pelos estudos acadêmicos (AU) | |
Processo FAPESP: | 13/25684-0 - Tchekhov e a cena brasileira - do subtexto à interpretação do texto |
Beneficiário: | Carolina Martins Delduque |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |