Busca avançada
Ano de início
Entree


Tchekhov e o ator brasileiro: do texto à cena

Texto completo
Autor(es):
Carolina Martins Delduque
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Larissa de Oliveira Neves; Isa Kopelman; Cassiano Sydow Quilici; Maria Silvia Betti; Cristiane Layer Takeda
Orientador: Larissa de Oliveira Neves
Resumo

Esta tese tem o objetivo de analisar como alguns grupos de teatro brasileiros colocaram em cena duas das mais importantes peças de Anton Tchekhov (1860-1904) ¿ A Gaivota (1896) e As Três Irmãs (1900). Para tanto, dentro do contexto do teatro brasileiro moderno e contemporâneo, foram selecionados três espetáculos: As Três Irmãs (1972), do Teatro Oficina, direção de Zé Celso, Da Gaivota (1998), direção de Daniela Thomas, e Gaivota ¿ tema para um conto curto (2006), direção de Enrique Diaz. Entendendo o ator como um elemento estruturante central da cena, a pesquisa foi apoiada principalmente em entrevistas e depoimentos de atores e atrizes que compuseram esses espetáculos, além de outros materiais usados nos processos de criação e resultantes do espetáculo, como: adaptação textual, gravação em DVD e críticas publicadas em jornais e revistas. A proximidade histórica entre Anton Tchekhov e Constantin Stanislavski ¿ o primeiro a encenar as peças com maestria ¿ fez desse encenador uma referência fundamental nesse processo de transposição para cena e, por isso, buscou-se também detectar rastros dessa relação nos referidos trabalhos. Por fim, a análise resultante trata do enfrentamento desses artistas brasileiros com essa obra dramática, buscando compreender os meandros, os aspectos gerais e aqueles detalhes mais sutis de como esse material dramático foi transposto para cena. Investigaram-se quais caminhos foram trilhados, metodologias de criação foram usadas e escolhas foram feitas para criar os espetáculos. Além disso, a tese traz o modo como os espetáculos foram recepcionados pela crítica e pelos estudos acadêmicos (AU)

Processo FAPESP: 13/25684-0 - Tchekhov e a cena brasileira - do subtexto à interpretação do texto
Beneficiário:Carolina Martins Delduque
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado