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O tecido das contradições e a trama das equivalências: gênero, arte e sociedade no ensaísmo de Gilda de Mello e Souza

Texto completo
Autor(es):
Bárbara Luisa Fernandes Pires
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Mariana Miggiolaro Chaguri; Heloísa André Pontes; Andre Botelho
Orientador: Mariana Miggiolaro Chaguri
Resumo

O fio condutor desta pesquisa é o estudo da trajetória e da produção ensaística de Gilda de Mello e Souza (1919-2005). Procurando estabelecer nexos de sentido entre experiência feminina e a produção de ideias, a dissertação traça um panorama geral do quadro de mudança social no Brasil do início do século XX, focalizando o aumento da participação de mulheres no mundo intelectual e no espaço público. A experiência pessoal e profissional da ensaísta no espaço acadêmico, preponderantemente masculino, torna-se uma chave de inflexão analítica para compreender aspectos fundamentais da produção de suas ideias. Em um segundo momento, investiga-se como as relações e os diálogos por ela estabelecidos contribuem para a formulação de seus argumentos sobre a experiência artística brasileira, contextualizando sua inserção no quadro de ideias de sua geração e sua ambiência no pensamento brasileiro. Tendo em vista este horizonte de pesquisa, a análise se propõe a investigar o modo como Gilda opera a articulação entre gênero, arte e sociedade (AU)

Processo FAPESP: 17/11533-0 - Do sentido da formação ao senso de forma: possibilidades críticas no ensaísmo de Gilda de Mello e Souza
Beneficiário:Bárbara Luísa Fernandes Pires
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado