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Supressão robusta de ressonância de solo em helicóptero considerando incertezas estruturais, falha de atuador e não-linearidades concentradas

Texto completo
Autor(es):
José Augusto Ignácio da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Ilha Solteira. 2019-08-13.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Ilha Solteira
Data de defesa:
Orientador: Gustavo Luiz Chagas Manhães de Abreu; Douglas Domingues Bueno
Resumo

O presente trabalho propõe uma nova estratégia para supressão ativa robusta do fenômeno Ground Resonance (GR) em Helicópteros. O modelo clássico de análise deste fenômeno é desenvolvido para um rotor isotrópico e a análise de estabilidade é feita no domínio de Coleman, para encontrar as fronteiras de instabilidade. Também é proposta uma nova estratégia para lidar com essas fronteiras de instabilidade e suprimir o GR usando controladores com formulação descrita por conjuntos politópicos convexos. Controladores são projetados via desigualdades lineares matriciais (LMIs, Linear Matrix Inequalities), formulados de acordo com a Teoria de Estabilidade de Lyapunov. Adicionalmente, incertezas paramétricas na frequência de lead-lag das pás e a apresentação de uma falha estrutural nos atuadores são consideradas e, assim, novos controladores robustos são projetados a fim de expandir o envelope operacional da aeronave. Ainda, são considerados diferentes tipos de não-linearidades estruturais na rigidez e amortecimento do trem de pouso do helicóptero e a caracterização da estabilidade não-linear do sistema exibe oscilações em ciclo limite (LCO, Limit Cycle Oscillation), que são determinadas a partir da construção de Diagramas de Bifurcação. Utiliza-se a modelagem Fuzzy-TS do sistema para cada caso de estudo e, com base nas fronteiras de estabilidade não-linear do GR, definidas a partir dos Diagramas de Bifurcação, têm-se o projeto de controladores para supressão das LCOs do sistema. Os resultados de simulações computacionais, discussões e conclusões são apresentadas e mostram que a estratégia de controle abordada é uma atrativa solução para atuar na supressão do problema de GR linear e não-linear, sendo capaz de expandir o envelope operacional da aeronave. (AU)

Processo FAPESP: 16/05988-2 - Controle ativo de vibrações decorrentes do fenômeno ground resonance em helicópteros utilizando materiais piezoelétricos incorporados nas hélices
Beneficiário:José Augusto Ignácio da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto