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Entre lápis e bytes: o impacto do uso do protocolo MIDI na transformação de processos criativos musicais para cinema

Texto completo
Autor(es):
Otávio Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
José Augusto Mannis; Ivan Capeller; João Carlos Massarolo; Paulo Cesar da Silva Teles; Jônatas Manzolli
Orientador: José Augusto Mannis
Resumo

A composição musical cinematográfica por décadas permaneceu fundada no modelo tradicional orquestral, baseado no registro de partituras impressas e na sonoridade sinfônica. A partir da metade do século XX, o advento dos sintetizadores e do protocolo MIDI alteraram radicalmente a experiência composicional para o cinema, proporcionando não somente novas sonoridades, mas também uma profunda ressignificação de cânons relacionados à figura do compositor, à estética musical vinculada às obras audiovisuais e à autonomia do compositor frente aos aparatos tecnológicos destinados à composição musical. Essa tese pretende tratar dessas ressignificações que transformaram a forma do pensar e do fazer musical fílmico, tendo como ponto de partida ¿ e referencial constante ¿ o atual cenário digital de criação musical para cinema, para isso se utilizando, como recorte tecnológico, do protocolo MIDI (AU)

Processo FAPESP: 15/10579-1 - Entre lápis e bytes: a tecnologia MIDI e a ressignificação da composição musical cinematográfica
Beneficiário:Otávio Luis Silva Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado