Busca avançada
Ano de início
Entree


A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Rose Satiko Gitirana Hikiji
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Sylvia Caiuby Novaes; John Cowart Dawsey; Maria Filomena Gregori; Regina Aparecida Polo Müller; Tiago de Oliveira Pinto
Orientador: Sylvia Caiuby Novaes
Resumo

A pesquisa consiste na abordagem antropológica de um projeto institucional de ensino musical para crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda no Estado de São Paulo (Projeto Guri), alguns destes, internos na Febem. A etnografia tem como objeto as diversas facetas do fazer musical, como seus aspectos pedagógicos e performáticos, e procura descrever as relações desta prática social com a construção das noções de corporalidade, temporalidade e alteridade entre seus sujeitos. Uma discussão sobre as interseções entre música e antropologia introduz a tese. A relação entre prática musical e intervenção social é tematizada no segundo capítulo. Uma reflexão sobre a especificidade do aprendizado musical tem lugar no capítulo três. A performance como espaço de manipulação de identidades e de transformação é abordada no quarto capítulo. O último capítulo discute a passagem entre \"matar o tempo\" - principal justificativa para o ingresso em projetos como o Guri - e vivê-lo intensamente, a partir da análise da temporalidade dos sujeitos pesquisados, do tempo musical e da relação entre estes. Dois vídeos - Prelúdio e Microfone, senhora -- integram a tese. São etnografias audiovisuais, que, por seu potencial polifônico, polissêmico e interpretativo, dialogam com o texto, fornecendo ao leitor/expectador outras possibilidades de leitura, fruição e crítica do conteúdo por mim investigado (AU)

Processo FAPESP: 99/00907-7 - Por que os "guris" fazem musica? aprendizado e pratica musical como construcao e interpretacao da vida social entre criancas e jovens pobres de sao paulo.
Beneficiário:Rose Satiko Gitirana Hikiji
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado