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O pincel de Marte: as representações pictóricas da guerra entre neerlandeses e ibéricos no Atlântico (1621-1669)

Texto completo
Autor(es):
Victor Bertocchi Ferreira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Iris Kantor; Diogo Sassetti Ramada Curto; Mariana de Campos Françozo; Rafael de Bivar Marquese
Orientador: Iris Kantor
Resumo

Esta dissertação versa sobre as representações pictóricas neerlandesas referentes à guerra entre as coroas ibéricas e as Províncias Unidas no Atlântico, durante o século XVII. Busca-se examinar, em primeiro lugar, os elementos que compõem as imagens com cenas de batalha e retratos de almirantes e generais. Para tanto, analisa-se a trajetória destes artefatos, a começar pelas representações elaboradas pelos funcionários da Companhia das Índias Ocidentais. Numa segunda etapa, investiga-se o processamento deste material pelos gravadores e editores sediados nas Províncias Unidas, até a sua disponibilização, circulação e consumo nas principais cidades europeias. Deseja-se também perscrutar as tópicas e convenções utilizadas na figuração da Companhia das Índias Ocidentais e das tropas por ela mobilizadas. Por fim, a pesquisa se centra na observação da construção pictórica da alteridade, isto é, na forma como os artífices sediados nas Províncias Unidas representaram os inimigos ibéricos e os povos ameríndios e africanos. (AU)

Processo FAPESP: 16/21278-5 - O pincel de Marte: a cultura visual das guerras do Império marítimo Neerlandês (1594-1669)
Beneficiário:Victor Bertocchi Ferreira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado