Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo do efeito de uma proteína antiapoptótica obtida da hemolinfa de Lonomia obliqua sobre as mitocôndrias de células Sf-9.

Texto completo
Autor(es):
Luciana Moreira Martins
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Ronaldo Zucatelli Mendonça; José Antonio Jerez; José Luiz Caldas Wolff
Orientador: Ronaldo Zucatelli Mendonça
Resumo

O sistema de expressão de proteínas que utiliza baculovírus como vetor tem sido intensamente utilizado para a produção de proteínas recombinantes, pois ele permite a formação de modificações pós-traducionais e conta com um forte promotor, a poliedrina. Porém, em alguns casos, esse sistema não é tão eficaz, pois a infecção das células pelo vírus induz morte por apoptose, limitando a produção industrial de várias proteínas recombinantes de interesse. Reportamos a ocorrência de apoptose em cultivos de células de insetos e de mamíferos com depleção de nutrientes ou induzidos por agentes químicos e virais, e a suplementação dessas culturas com hemolinfa de Lonomia obliqua é capaz de estender a viabilidade da cultura evitando a morte por apoptose. Como objetivo, verificamos previamente o mecanismo de ação antiapoptótica de um isolado protéico da hemolinfa de L. obliqua. A identificação deste mecanismo poderá auxiliar no desenvolvimento de estratégias para controlar a apoptose nos cultivos permitindo a otimização da produtividade viral e de proteínas recombinantes. (AU)

Processo FAPESP: 09/06511-1 - Estudo da expressão proteica em células tratadas com uma proteína antiapoptótica, obtida da hemolinfa de Lonomia obliqua
Beneficiário:Luciana Moreira Martins
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado