Busca avançada
Ano de início
Entree


Isolamento, identificação e caracterização de seqüências expressas de DNA (ESTs) de genes regulados por glicocorticóides na reversão fenotípica tumoral-normal de células ST1 de glioma de rato

Texto completo
Autor(es):
Cleber Giovane Vedoy
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ)
Data de defesa:
Membros da banca:
Mari Cleide Sogayar; Emmanuel Dias Neto; Hamza Fahmi Ali El Dorry; Arnaldo Zaha; Bianca Zingales
Orientador: Mari Cleide Sogayar
Resumo

Os hormônios glicocorticóides causam uma completa reversão tanto \"in vitro\" quanto \"in vivo\" do fenótipo tumoral para normal, na linhagem celular ST1 de glioma de rato (Armelin & Armelin, 1983) que é um variante da linhagem C6 de glioma de rato. Neste trabalho, foram construídas bibliotecas normalizadas de cDNAs subtraídos e normalizadas, através da metodologia de PCR supressivo, para identificar genes regulados por glicocorticóides, potencialmente envolvidos na reversão fenotípica de células ST1. A construção e análise de duas bibliotecas de cDNAs subtraídos, permitiu o isolamento de 7 genes diferencialmente expressos, alguns dos quais são conhecidos efetores do controle da proliferação celular e/ou diferenciação: trombospondina-1, ciclina G, tirosina fosfatase CL100 e NRP/B. Foi isolado, também, um clone similar a tenascina-X, que apresenta um transcrito de tamanho diferente. O isolamento e caracterização de um cDNA completo correspondente a esse transcrito revelou que é constituído apenas por motivos de fibronectina tipo III e fibrinogênio. A dramática indução deste transcrito por hidrocortisona sugere um papel potencial para esse variante de TN-X no controle da proliferação celular. A análise da expressão destes genes em células P7, um variante de C6 que não sofre reversão fenotípica mediada com glicocorticóides, e em células U87 de glioblastoma humano, revelou que são expressos em níveis muito baixos ou indetectáveis, nestas células indicando que o produto destes genes pode ter um papel importante na reversão fenotípica tumoral-normal. A prevalência de transcritos raros e diferencialmente expressos nestas bibliotecas, mostra que são adequadas para o rastreamento, através de métodos automatizados de microarranjos de DNA, para a validação de clones diferencialmente expressos, podendo revelar, rapidamente, um painel de genes candidatos a estarem envolvidos nas respostas anti-proliferativa e anti-tumoral dos glicocorticóides. (AU)

Processo FAPESP: 96/04713-4 - Clonagem de genes regulados por hormonios glucocorticoides na reversao fenotipica de celulas c6/st1 de glioma de rato.
Beneficiário:Cleber Giovane Vedoy
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado