Busca avançada
Ano de início
Entree


Trabalhadores, populismo e comunistas: os operários têxteis de Maceió/AL durante o governo Muniz Falcão (1956-1961)

Texto completo
Autor(es):
Anderson Vieira Moura
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Fernando Teixeira da Silva; Claudio Henrique de Moraes Batalha; Michael McDonald Hall; Antonio Luigi Negro; Murilo Leal Pereira Neto
Orientador: Fernando Teixeira da Silva
Resumo

Entre 1956 e 1961, Muniz Falcão governou Alagoas e caracterizou-se por ser o único governador do intervalo democrático (1945-1964) com alguma ligação com o trabalhismo getulista e próximo à classe trabalhadora (Muniz iniciou sua vida pública na Delegacia Regional do Trabalho ¿ DRT) no estado. Diante desse contexto, essa tese pretende investigar os operários têxteis de Maceió, capital de Alagoas, nesse período. Para tal, são analisados o pleito eleitoral de 1955 e alguns aspectos de sua gestão, mormente aqueles voltados para os trabalhadores, juntamente com a atuação da DRT, o principal elo entre Estado e classe. Além disso, o movimento operário e o sindicalismo têxtil igualmente são discutidos para, mais adiante, observamos o mundo têxtil através de alguns elementos indispensáveis, tais como moradia, acesso à saúde, assistencialismo e vigilância patronal (AU)

Processo FAPESP: 12/11606-4 - Trabalhadores, populismo e comunistas: Os operários têxteis de Maceió/AL durante o governo Muniz Falcão (1956-1961)
Beneficiário:Anderson Vieira Moura
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado