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Simulação de multidões e planejamento probabilístico para otimização dos tempos de semáforos

Texto completo
Autor(es):
Renato Schattan Pereira Coelho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação
Data de defesa:
Membros da banca:
Siome Klein Goldenstein; Ana Lucia Ceterlich Bazzan; Ariadne Maria Brito Rizzoni Carvalho
Orientador: Jacques Wainer; Siome Klein Goldenstein
Resumo

O trânsito é um problema cada vez maior nas cidades, consumindo recursos e agravando a poluição; em São Paulo perdem-se cerca de R$33 bilhões por ano por causa do trânsito. Neste trabalho de mestrado desenvolvemos um sistema que une as áreas de simulação de multidões e planejamento probabilístico para otimizar semáforos de tempo fixo. Essas duas áreas apresentam algoritmos que permitem soluções eficientes para os problemas, mas a sua aplicação ainda depende largamente da intervenção de especialistas no problema a ser estudado, seja descrevendo o problema de planejamento probabilístico, seja interpretando os dados devolvidos pelo simulador. Nosso sistema diminui essa dependência ao utilizar autômatos celulares para simular o tráfego e gerar informações que são então utilizadas para descrever o problema de planejamento probabilístico. Com isso podemos: (i) reduzir a necessidade de coleta de dados, que passam a ser gerados pelo simulador e (ii) produzir bons planos para o controle de semáforos de tempo fixo sem que seja necessária a intervenção de especialistas para a análise dos dados. Nos dois testes realizados a solução proposta pelo sistema diminuiu o tempo médio de percurso em 18:51% e 13:51%, respectivamente (AU)

Processo FAPESP: 09/12690-6 - Simulação de multidões e planejamento probabilístico para controle automático de intersecções semaforizadas
Beneficiário:Renato Schattan Pereira Coelho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado