Busca avançada
Ano de início
Entree


Sofistópolis, o declamador e a comédia ática: personagens cômicas em exercícios escolares imperiais

Texto completo
Autor(es):
Barbara da Costa e Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
José Marcos Mariani de Macedo; Adriane da Silva Duarte; Marcos Sidnei Pagotto Euzebio; Lucia Sano
Orientador: José Marcos Mariani de Macedo
Resumo

Nessa tese, estuda-se um conjunto de exercícios escolares avançados produzidos em grego entre os séculos IV e VI de nossa era. Tais exercícios, os quais se convencionou apelidar de \"declamações\", são atribuídos a dois professores de retórica, Libânio e Corício, que estão entre os mais bem documentados da antiguidade. Uma das características principais desses textos é a apropriação de modelos, temáticas e personagens literárias ou históricas que deitam raízes na Atenas clássica, advindos especialmente da comédia. Tendo em vista o contexto imperial e lendo tais declamações escolares através de sua componente performática, o presente estudo investiga a recepção de quatro personagens cômicas em declamações, de modo a desvendar os pontos de contato entre os gêneros e as formas pelas quais se dá a mimesis literária. Defende-se com esse trabalho a tese segundo a qual os exercícios escolares não são um refúgio nostálgico no passado, divorciados da realidade romana do estudante, mas sim um locus de construção de identidades, tornando-se, portanto, um elemento fundamental no cotidiano dos gregos no império. (AU)

Processo FAPESP: 15/23498-0 - Menando vai à escola: personagens cômicas nas declamações de Libânio e Corício
Beneficiário:Bárbara da Costa e Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado