Busca avançada
Ano de início
Entree


A muitas vozes: composição como encontro

Texto completo
Autor(es):
José Pereira de Mattos Neto
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Silvio Ferraz Mello Filho; Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari; Ledice Fernandes de Oliveira Weiss
Orientador: Silvio Ferraz Mello Filho
Resumo

A composição musical muitas vezes é vista como atividade baseada principalmente na elaboração intelectual de formas de organizar sons e fluxos sonoros. A partir dessa visão, compõe-se para um instrumento ideal, ou mesmo para um instrumentista ideal, com o foco no resultado estético que surge no palco. A presente pesquisa investiga uma prática composicional baseada na unicidade relacional da voz, conceito desenvolvido por Adriana Cavarero, através da ideia de encontro, como elaborada por Gilles Deleuze e Claire Parnet, colocando em jogo práticas e conceitos advindos da música, das artes cênicas, visuais e da performance. A investigação se dá pela metodologia de Pesquisa Artística, como explicada por Marília Velardi e outros, através do relato e discussão de processos criativos desenvolvidos ao longo da pesquisa. Busca-se, assim, uma prática composicional que se funde no encontro de muitas vozes. (AU)

Processo FAPESP: 19/03051-1 - A voz como pensamento maquínico na composição musical
Beneficiário:José Pereira de Mattos Neto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado