Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação dos efeitos do tempo de equilíbrio nos protocolos de criopreservação do sêmen suíno: um estudo fisiológico e morfofuncional

Texto completo
Autor(es):
Marina da Silva Passarelli
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Pirassununga.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Eneiva Carla Carvalho Celeghini; Diego Vilela Alkmin; Letícia Zoccolaro Oliveira
Orientador: André Furugen Cesar de Andrade
Resumo

A criopreservação espermáticaé considerada como uma técnica de ampla aplicabilidade e eficiência para determinados sistema de produção, que otimiza a produtividade e o melhoramento genético animal. Contudo, a sua utilização dentro da suinocultura mostra-se reduzida devido as singularidades dos espermatozoides desta espécie. Desta forma, uma série de estudos buscam por alternativas que melhorem o potencial fertilizante pós-descongelação dos espermatozoides suínos, onde, uma opção que vêm ganhando espaço nas pesquisas voltadas para a andrologia suína trata-se da aplicação do tempo de equilíbrio (TE) aos protocolos de criopreservação. O tempo de equilíbrio nada mais é do que o período ao qual os espermatozoides são mantidos em contato com os componentes do diluidor, à uma temperatura de 5ºC, a fim de garantir um equilíbrio osmótico entre o meio intra e extracelular. Neste contexto, o presente trabalho objetivou validar o período ideal de TE, visando os melhores resultados pós-descongelação do sêmen suíno, além de verificar os seus efeitos perante as características fisiológicas e morfofuncionais destas células. Pela primeira vez, os efeitos dos TE foram descritos e mostraram a importância das características de congelabilidade particular dos ejaculados suínos e dos parâmetros espermáticos avaliados. Onde, a motilidade espermática pós-descongelação de ejaculados considerados como bons congeladores (GFE), mostrou-se melhor quando mantida após 2 horas de TE, e as integridades da membrana plasmática e acrossomal mostraram-se maiores quando em espermatozoides de ejaculados maus congeladores (PFE), são expostos aos mesmos TE. Foi observado também, que um TE prolongado de 4 h foi prejudicial para ambos os ejaculados, e que TE de 2h não mostrou efeitos prejudiciais em qualquer parâmetro espermático. Portanto, podemos concluir que a aplicação de TE de 2 h para ao final das curvas de refrigeração durante a criopreservação de espermatozoides suínos possuí efeitos benéficos sobre a morfofisiologia destas células pós- descongelação. (AU)

Processo FAPESP: 17/10821-2 - Avaliação dos efeitos do tempo de equilíbrio nos protocolos de criopreservação de sêmen suíno: um estudo fisiológico e morfofuncional.
Beneficiário:Marina da Silva Passarelli Zanatta
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado