Busca avançada
Ano de início
Entree


Trajetórias de risco, treinamento e criação: experiências vividas nos espaços vertical e aéreo

Texto completo
Autor(es):
Claudia Regina Garcia Millás
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Ana Cristina Colla; Renato Ferracini; Fernando Antonio Pinheiro Villar de Queiroz
Orientador: Ana Cristina Colla
Resumo

Falar de criação cênica a partir do uso dos espaços vertical e aéreo é sobretudo falar de uma prática híbrida que requer diálogo com diversas formas de conhecimento como a dança, o circo, o teatro e a escalada. Partindo de um estudo de caso, realizado com a Cia Suspensa de Minas Gerais, a pesquisa avançou para a experimentação prática dos espaços em laboratórios com um grupo de estudos a partir de três frentes: o espaço aéreo com o uso de uma cadeira suspensa, aparelho construído especialmente para a pesquisa; o espaço vertical por meio de uma parede de escalada; e exercícios de preparação no solo com treinamentos corporais. Destas práticas surgiram reflexões, diálogos de experiência e a composição de dois estudos cênicos, Ao Vestir Vertigens e De Olhos Fechados, apresentados em eventos culturais ao longo dos anos de 2013 e 2014. Tem-se como desafio colocar em palavras as experiências vividas e torna-las partilháveis, trazendo para isso parceiros de escrita e a cartografia como procedimento de trabalho. Discute-se sobre os riscos envolvidos na prática, os treinamentos necessários e as possibilidades de criação cênica a partir do uso dos espaços vertical e aéreo. Propõe-se que os espaços em questão possam servir como catalisadores do processo criativo, colocando o sujeito no campo de experiência, que gera conhecimento (AU)

Processo FAPESP: 13/02737-0 - Utilização dos espaços vertical e aéreo na composição cênica: um estudo de caso
Beneficiário:Claudia Regina Garcia Millás
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado