Busca avançada
Ano de início
Entree


Anfipodes gamarideos associados a bancos de Sargassum (Phaeophyceae, Fucales) em ambientes sujeitos a contaminação por hidrocarbonetos de petroleo

Texto completo
Autor(es):
Lilian Pavani
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Fosca Pedini Pereira Leite; Marcel Okamoto Tanaka; Luiz Francisco Lembo Duarte
Orientador: Fosca Pedini Pereira Leite
Resumo

Na região do Canal de São Sebastião, onde opera o maior terminal petrolífero do Brasil, há extensos bancos de algas pardas do gênero Sargassum e anfípodes associados, mas também existem hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos de petróleo na água e no sedimento. Sabese que os anfípodes são eficientes bioindicadores de qualidade ambiental, assim como as algas são importantes bioacumuladores. Avaliou-se a presença de hidrocarbonetos em Sargassum e buscou-se relacionar suas concentrações com distâncias crescentes a partir do terminal, tanto ao norte quanto ao sul da Ilha de São Sebastião. Essas concentrações e distâncias também foram utilizadas para verificar a estruturação das comunidades de anfípodes do fital de Sargassum. Essa avaliação foi feita para anfípodes, abordando-se a composição de grupos tróficos e de espécies. Não foi constatada relação entre as distâncias e concentrações de hidrocarbonetos presentes nas algas e na estruturação das comunidades de anfípodes em nenhuma das abordagens. No entanto, notou-se correspondência entre elas, o que indica que a identificação em famílias para o estabelecimento de grupos tróficos pode ser eficiente numa avaliação ambiental mais rápida. Também se obteve importante informação em relação à fauna de anfípodes do litoral do Estado de São Paulo, uma vez que ainda não havia estudos na Ilha de São Sebastião e a fauna de ilhas do estado ainda é pouco conhecida (AU)

Processo FAPESP: 06/59406-2 - Grupos troficos de anfipodes gamarideos associados a alga parda sargassum sp em ambientes notoriamente sujeitos a contaminacoes de hidrocarbonetos de petroleo.
Beneficiário:Lilian Pavani
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado