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Análise das situações de aprendizagem de treinadores de handebol de equipes de formação no Estado de São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Walmir Romário dos Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ribeirão Preto.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP)
Data de defesa:
Membros da banca:
Rafael Pombo Menezes; Maria Luisa Dias Estriga; Larissa Rafaela Galatti; Renato Francisco Rodrigues Marques
Orientador: Rafael Pombo Menezes
Resumo

O objetivo da investigação foi analisar as fontes de conhecimento profissional dos treinadores de handebol. O presente estudo foi pautado na teoria das Situações de Aprendizagem (WERTHNER; TRUDEL, 2006), possui uma abordagem qualitativa e caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e exploratória. Fizeram parte desta dissertação dois estudos complementares (teórico e empírico). O estudo I é uma revisão de literatura sobre as fontes de aprendizagem dos treinadores esportivos, onde foi possível verificar por meio de 33 artigos científicos quais são as fontes de conhecimento e como se dá esse processo de desenvolvimento profissional dos treinadores. Já o estudo II partiu de uma abordagem transversal, por meio de entrevistas semiestruturadas com 19 treinadores de handebol de duas das maiores ligas do Estado de São Paulo (13 homens e 6 mulheres - com experiência mínima de 1 ano e máxima de 24 anos). O instrumento de pesquisa utilizado foi desenvolvido pelo pesquisador responsável do estudo. Objetivouse com tais entrevistas compreender e discutir as fontes de conhecimento destes profissionais. A classificação das aprendizagens e os temas centrais foram organizados seguindo a teoria das situações de aprendizagem (mediadas, diretas e internas). As informações coletadas foram analisadas por meio da análise temática após a categorização dos dados com a utilização do software Nvivo. Os resultados demonstraram sete subtemas: \"papel do ensino superior\", \"cursos fora do contexto universitário\", \"experiências prévias\", \"materiais específicos para o aperfeiçoamento\", \"jogos e treinamentos\", \"atitudes e decisões do treinador\" e \"reflexões\". Foi identificado que dentre as situações de aprendizagem mediada, direta e interna, a maior parte dos conteúdos identificados são situações diretas. As situações mediadas receberam críticas dos profissionais, principalmente por serem descontextualizadas das práticas profissionais dos treinadores. Por outro lado, as situações internas se mostraram presentes em todos os discursos, sendo cruciais para a profissão. Portanto, a partir das informações obtidas nos dois estudos que nortearam esta pesquisa, sugere-se que o sistema de ensino vigente necessita de maiores reflexões, principalmente acerca de uma aproximação teórico-prática. Neste contexto, futuras investigações devem ser realizadas no intuito de averiguar outras estratégias de ensino para o desenvolvimento profissional de treinadores esportivos. (AU)

Processo FAPESP: 18/04829-3 - Influência dos contextos e das situações de aprendizagem na formação de treinadores de handebol de equipes de formação do Estado de São Paulo
Beneficiário:Walmir Romário dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado