Busca avançada
Ano de início
Entree


Identificação funcional e estrutura genômica de genes nucleares associados à atividade da citocromo C oxidase de Paracoccidioides brasiliensis.

Texto completo
Autor(es):
Simone Cristina Borges Bandeira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marina Pasetto Nobrega; Mário Henrique de Barros; José Ribamar dos Santos Ferreira Júnior; Suely Lopes Gomes; Aline Maria da Silva
Orientador: Marina Pasetto Nobrega
Resumo

O Paracoccidioides brasiliensis é agente etiológico da paracoccidioidomicose, uma micose sistêmica prevalente na América Latina. Este fungo é termodimórfico vivendo na forma de micélio em temperatura ambiente (25ºC) e sob a forma de levedura entre 35 e 37ºC. Neste trabalho identificamos e estudamos 15 novos genes de P. brasiliensis envolvidos na expressão do complexo da citocromo c oxidase mitocondrial (COX). Os genes PbCOX6, PbCOX17, PbCOX19 e PbOXA1 são capazes de substituir a função de seus homólogos nos respectivos mutantes de S. cerevisiae. Os genes analisados são modulados durante o processo de transição morfológica tanto de micélio para levedura quanto de levedura para micélio, evidenciando a importância dos genes relacionados á respiração celular para o estabelecimento da patogenicidade do fungo. Análise da estrutura genômica destes genes indica a presença de introns e evidências de processamento alternativo dos genes. Demonstou-se a produção de compostos bioativos sideróferos em P. brasiliensis sendo detectada sua secreção em meios sólidos e líquidos. (AU)

Processo FAPESP: 04/05559-7 - Identificacao funcional e estrutura genomica de 20 genes nucleares associados a atividade da citocromo oxidase em paracoccidioides brasiliensis.
Beneficiário:Simone Cristina Borges Bandeira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado