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Reforma e expansão da educação profissional técnica de nível médio nos anos 2000

Texto completo
Autor(es):
Liliane Bordignon de Souza
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Aparecida Neri de Souza; Marise Nogueira Ramos; Jose dos Santos Souza; Celso João Ferretti
Orientador: Aparecida Neri de Souza
Resumo

Este trabalho analisa a expansão do ensino técnico de nível médio no campus central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no período 2003-2010; por meio do qual se procura uma aproximação do problema concreto que envolve as transformações nas políticas de educação profissional em face do projeto "neodesenvolvimentista" para o Brasil na última década. A educação profissional é analisada como parte do desenvolvimento particular do capitalismo no Brasil. Neste sentido, procurou-se compreender como, historicamente, a articulação entre dependência externa e superexploração do trabalho no país limitam a resolução dos problemas fundamentais da população, dentre eles a democratização do acesso à educação e à formação profissional. Procurou-se analisar como os limites da dependência orientaram o desenvolvimento da educação profissional entre as décadas de 1990 e 2000. O ponto de partida da análise são as mudanças decorrentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº. 9.394/1996) no que tange à educação profissional, até o amplo processo de expansão de instituições e vagas nessa modalidade de ensino ocorrido no período 2003-2010. As mudanças na educação profissional são analisadas buscando demonstrar como se articula o processo de expansão de instituições, cursos e vagas e o projeto social e econômico de desenvolvimento do país. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental e estatística com o objetivo de compreender as intencionalidades e o alcance do projeto de expansão em curso na última década; pela análise de estudos e pesquisas sobre as relações entre educação, trabalho e desenvolvimento nacional; e, por fim, mediante análise de depoimentos com quadros dirigentes do campus São Paulo do IFSP e da SETEC/MEC, professores e sindicalista. Procurou-se apreender como a educação profissional se modifica para estar em consonância (ou não) com as transformações no mundo do trabalho e com os projetos de desenvolvimento do capitalismo no Brasil (AU)

Processo FAPESP: 11/04089-0 - Relações entre Educação, Trabalho e Desenvolvimento: a expansão do ensino técnico de nível médio no governo Lula da Silva (2003-2010).
Beneficiário:Liliane Bordignon de Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado