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Interferências sonoras: um estudo sobre processos de criação na Livre Improvisação a partir de referências (des)(re)territorializadas do cancioneiro paraguaio

Texto completo
Autor(es):
Miguel Eduardo Diaz Antar
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Rogério Luiz Moraes Costa; Ana Luisa Fridman; Sonia Goussinsky; Cesar Marino Villavicencio Grossmann; Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta
Orientador: Rogério Luiz Moraes Costa
Resumo

Esta pesquisa aborda possibilidades de criação artística a partir da mútua interferência entre referências da música paraguaia e procedimentos de livre improvisação musical, duas questões que são fundamentais na minha trajetória como artista pesquisador. Sob essa perspectiva, desenvolvo um estudo que aciona as ideias de jogo, performance e criação coletiva/colaborativa a partir da exploração de referências paraguaias nos grupos Orquestra Errante e KairosPania Cia. Cênico Sonora, vinculados ao Núcleo de Pesquisas em Sonologia (NuSom) da USP. As interferências entre referências paraguaias e procedimentos experimentais de criação que foram explorados em ambos os grupos criaram uma zona de atrito, reflexão e movimento de onde retirei questões sobre linguagem e territórios artísticos, composição e improvisação grupais, a utilização de referências e diretrizes nos processos criativos, retroalimentando em certa maneira novos processos criativos com os grupos e que resultaram na criação de performances apresentadas dentro e fora da universidade. (AU)

Processo FAPESP: 17/09285-9 - Interferências sonoras: um estudo sobre criação musical na livre improvisação a partir de materiais (des)(re)territorializados
Beneficiário:Miguel Eduardo Diaz Antar
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado