Busca avançada
Ano de início
Entree


Caracterização genotípica e fenotípica de mutantes não aderentes de Escherichia coli enteropatogênica atípica do sorotipo O125ac:H6.

Texto completo
Autor(es):
Renato de Mello Ruiz
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Waldir Pereira Elias Junior; Maria Leonor Sarno de Oliveira; Fábia Andréia Salvador
Orientador: Waldir Pereira Elias Junior
Resumo

O sorotipo O125ac:H6 compreende amostras de Escherichia coli enteropatogênica atípicas que apresentam o padrão de adesão agregativa (AA) em células HEp-2. A construção de um banco de mutantes da amostra protótipo Ec292/84 com o transposon TnphoA gerou quatro mutantes não aderentes. O objetivo deste estudo foi a caracterização genotípica e fenotípica desses mutantes. As regiões adjacentes à inserção do TnphoA no mutante Ec2921/84::01 foram amplificadas, clonadas e seqüenciadas, revelando que a inserção do TnphoA ocorreu no gene secD, parte do sistema de secreção de proteínas do tipo 2 (SST2). O perfil de proteínas de membrana externa (OMP) dos mutantes, em comparação com a amostra selvagem, revelou a ausência de proteínas de 21 e 30 kDa nos mutantes. Um antissoro obtido contra o extrato de OMP da amostra protótipo inibiu o padrão AA e reconheceu a proteína de 30 kDa em immunoblottings com extratos de OMP. Esses dados indicam que esta proteína está envolvida no estabelecimento do padrão AA de E. coli O125ac:H6 e que essa proteína é transportada através do SST2. (AU)

Processo FAPESP: 05/57476-0 - Caracterização molecular da adesina e Escherichia coli enteropatogênica (EPEC) atípica do sorotipo O125ac:H6
Beneficiário:Renato de Mello Ruiz
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado