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Escola Nova e Educação Musical: um estudo através de imprensa pedagógica no entre-guerras

Texto completo
Autor(es):
Tamya de Oliveira Ramos Moreira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Teresa Alencar de Brito; Viviane Beineke; Sandra Mara da Cunha; Marisa Trench de Oliveira Fonterrada; Mario Rodrigues Videira Junior
Orientador: Maria Teresa Alencar de Brito
Resumo

A presente pesquisa parte da constatação da proeminência da valorização das práticas criativas nos discursos recentes da área da Educação Musical, valorização esta que, não poucas vezes, é acompanhada de considerações sobre sua ainda escassa efetivação no ensino, sobretudo em se tratando da escola de educação básica brasileira. Se, por um lado, a abertura para os práticas criativas infantis em nossa área é correntemente relacionada a propostas da segunda metade do século XX, especialmente em conexões com as inovações técnicas e estéticas oriundas do campo composicional, por outro, a valorização de atividades criativas em contexto pedagógico mais amplo está vinculada aos movimentos de renovação escolar do início do referido século. O trabalho que aqui se apresenta foi empreendido com o objetivo de investigar este aparente descompasso. A partir da análise de imprensa pedagógica do período entre-guerras - mais especificamente as revistas Progressive Education (Estados Unidos), La Nouvelle Éducation (França) e Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, publicadas nas décadas de 1920, 1930 e 1940 - e de bibliografia secundária, buscamos traçar um retrato da Educação Musical quando esta esteve inserida em movimentos renovadores. O exame deste material nos permite confirmar a tese de que neste cenário já existiam aberturas para o incentivo à criação musical infantil e que tal atividade era fundamental, bem como a participação das crianças de uma maneira mais ampla. Os exemplos apresentados são indícios de que a Educação Musical esteve incorporada de maneira coerente a tais projetos pedagógicos. A presente tese também dá a ver a circulação de experimentos em educação musical nos três contextos estudados, especialmente a influência do trabalho da educadora estadunidense Satis Coleman, apropriado de maneiras particulares na Europa e no Brasil. Por fim, este estudo trata ainda da necessidade de interpretar o ideário escolanovista em sua vinculação estreita com o aspecto social da instituição escolar. Tal necessidade provém das associações corriqueiras estabelecidas entre escolanovismo e qualquer proposta de educação musical apoiada na psicologia experimental do início do século XX ou que apresente qualquer inovação nos âmbitos da didática e dos conteúdos. Apontamos os limites de associações desta natureza na medida em que não levam em consideração um aspecto fulcral dos movimentos renovadores aqui estudados: o fato de terem como lócus específico a escola de educação básica no momento histórico em que esta se estabelece como lugar social da infância e adaptado a esta fase da vida. (AU)

Processo FAPESP: 15/01978-0 - O processo criativo na educação musical e sua relação com o pensamento pedagógico no século XX
Beneficiário:Tamya de Oliveira Ramos Moreira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado