Busca avançada
Ano de início
Entree


Papel patogenético do estresse na lesão do miocárdio induzida experimentalmente pelo empeçonhamento de abelhas africanizadas em ratos Wistar: histomorfometria da lesão

Texto completo
Autor(es):
Adriana Cristina Busollo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ribeirão Preto.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Roberto Silva Costa; Joao Kazuyuki Kajiwara; Luiz Cesar Peres
Orientador: Roberto Silva Costa
Resumo

O presente trabalho estuda o papel patogenético do estresse potencializando lesão cardíaca induzida pelo empeçonhamento experimental por abelhas africanizadas em ratos Wistar, através da histomorfometria da lesão. A análise histológica dos grupos empeçonhados com e sem estresse demonstrou uma lesão semelhante ao infarto do miocárdio acometendo ora focos pequenos, ora grandes áreas do miocárdio ventricular esquerdo, apresentando perda da capacidade tintorial do tecido cardíaco, às vezes com homogeneização do citoplasma e da fibra muscular, desaparecimento nuclear, acompanhado por infiltrado inflamatório constituído predominantemente por leucócitos mononucleares e poucos leucócitos polimorfonucleares, permeando as áreas de lesão. Os focos de necrose mostraram-se com características da miocitólise coagulativa. A análise morfométrica mostrou que os grupos empeçonhados com estresse, apresentaram uma área de necrose significativamente maior que àquela dos grupos empeçonhados sem estresse. Este trabalho mostra que o estresse potencializa a lesão cardíaca induzida pelo empeçonhamento experimental por abelhas africanizadas em ratos Wistar. Discute-se o mecanismo que levou à esta potencialização. (AU)

Processo FAPESP: 95/06651-3 - Papel patogenetico do estresse na lesao isquemica do miocardio no envenenamento experimental com peconha de abelhas africanizadas em ratos wistar: histomorfometria da lesao.
Beneficiário:Adriana Cristina Busollo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado