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Mulher ambígua, mulher moderna: aspectos da pintura Coeur Meurtri e da trajetória de Nicota Bayeux

Texto completo
Autor(es):
Mariana Sacon Frederico
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Ana Paula Cavalcanti Simioni; Elaine Cristina Dias; Maria Cristina Correia Leandro Pereira; Fernanda Mendonça Pitta
Orientador: Ana Paula Cavalcanti Simioni
Resumo

Esta dissertação tem por objetivo refletir sobre alguns aspectos da trajetória da pintora Nicota Bayeux (1871-1923) e de sua principal produção, Coeur Meurtri, pertencente ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Nascida em Campinas no final do século XIX, a artista iniciou seus estudos em pintura por meio de aulas particulares no Brasil e depois, em 1903, se matriculou na Académie Julian, importante instituição particular de ensino artístico, em Paris, momento em que pintou a tela. A artista viveu em um contexto histórico de mudanças para as mulheres pertencentes às classes mais abastadas. Essas tiveram acesso a novas oportunidades educacionais e profissionais e vivenciaram novas práticas de sociabilidade. A \"mulher moderna\" foi entendida por muitos da sociedade como uma figura ambígua - admirada quando ligada ao cosmopolitismo, porém temida por aqueles que a entendiam como uma ameaça à tradição. Creio que o entendimento desta \"mulher moderna\" é fundamental para pensar tanto a trajetória de Nicota Bayeux quanto a construção de Coeur Meurtri, que representa uma figura feminina bastante particular e ambígua. Assim, o presente estudo busca identificar quais foram as possíveis referências estéticas e iconográficas da artista para a produção de sua pintura. (AU)

Processo FAPESP: 17/07601-0 - Representando o feminino: debates de gênero na obra Coeur Meurtri, de Nicota Bayeux
Beneficiário:Mariana Sacon Frederico
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado