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Depois do Paraíso: criação, transgressão e queda em um bestiário inglês do século XIII (Oxford, St. Johns College, MS 61)

Texto completo
Autor(es):
Muriel Araujo Lima Garcia
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Cristina Correia Leandro Pereira; Rafael Afonso Gonçalves; Terezinha Oliveira; Maria Eurydice de Barros Ribeiro
Orientador: Maria Cristina Correia Leandro Pereira
Resumo

Vários dos bestiários produzidos na Inglaterra durante os séculos XII e XIII são manuscritos ricamente ilustrados; no entanto, há poucos estudos dedicados especificamente às suas imagens. Esta pesquisa tem por objetivo analisar como as imagens de Oxford, St. John\'s College MS 61, articulam os temas de Criação, transgressão e Queda da humanidade, especialmente as iluminuras do início e fim do livro (referentes ao Ciclo da Criação e às pedras de fogo). Esse bestiário pertenceu ao priorado beneditino de Holy Trinity em Iorque por volta em 1210-30, e possui um ex-libris original preservado no último fólio, o que é extremamente raro em bestiários. Partimos do princípio de que as imagens deste livro não têm uma função meramente ilustrativa ou mnemônica, uma vez que raramente fazem referência às moralizações e exegeses do texto. A proposta principal desta pesquisa é, pois, analisar as imagens e suas funções neste manuscrito levando em consideração as particularidades da produção figurativa e suas diferenças fundamentais em relação ao(s) texto(s). (AU)

Processo FAPESP: 16/18434-5 - Omnibus Animantibus: a(s) lógica(s) das imagens em Oxford, st. John's College MS 61
Beneficiário:Muriel Araujo Lima Garcia
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado