Busca avançada
Ano de início
Entree


Desenvolvimento tecnológico na agricultura cafeeira em São Paulo e Ribeirão Preto, 1875-1910

Texto completo
Autor(es):
Renata Cipolli D'Arbo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Renato Perim Colistete; Carlos de Almeida Prado Bacellar; Almir Pita Freitas Filho; Maria Lucia Lamounier; Rafael de Bivar Marquese
Orientador: Renato Perim Colistete
Resumo

O tema desta tese é a evolução da tecnologia na cafeicultura em São Paulo durante o período excepcional de crescimento da lavoura e das exportações de café entre o final do século XIX e o início do século XX. De modo geral, o interesse dos historiadores econômicos pelo tema do progresso técnico na agricultura tem se concentrado no impacto da tecnologia sobre a produtividade. No entanto, outro aspecto importante da tecnologia diz respeito às técnicas agrícolas e aos processos mecânicos utilizados no cultivo, colheita e beneficiamento do café. A historiografia que trata dessa última dimensão do progresso técnico é relativamente escassa, havendo importantes questões que ainda necessitam ser investigadas de forma detalhada. Nosso trabalho parte dessas constatações e idéias para investigar o desenvolvimento tecnológico na agricultura cafeeira paulista, com ênfase no município de Ribeirão Preto no período de 1875 a 1910. O município de Ribeirão Preto foi o principal produtor de café no chamado Oeste novo paulista, desenvolvendo-se acentuadamente com a expansão cafeeira no final do século XIX e tornando-se o centro da maior área de produção de café do mundo. O período abrangido pelo estudo permite acompanhar a evolução da tecnologia durante a chegada e consolidação da cultura cafeeira em Ribeirão Preto, que experimentou nesse período a transição de uma economia basicamente rural para uma economia urbana. Os anos de 1875 a 1910 também constituem um período privilegiado de estudo da difusão de invenções e inovações na agricultura cafeeira entre o final do século XIX e início do século XX. (AU)

Processo FAPESP: 10/20201-2 - Desenvolvimento Tecnológico e Produtividade na Agricultura de São Paulo: Ribeirão Preto, 1875-1920.
Beneficiário:Renata Cipolli D'Arbo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado